Arquidiocese prepara homenagem à Santa Catarina de Alexandria

Padroeira do Estado é celebrada em 25 de novembro

“Gostaríamos de tornar essa data um momento de festa e congraçamento do povo catarinense”, disse o arcebispo da arquidiocese de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu, sobre o dia de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado.

As festividades terão uma vasta programação. Desde ontem, 16, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, acontece exposição de quadros que retratam a santa, feitos pela pintora Vera Sabino.

Até o dia 24 de novembro acontecerá a novena em preparação à festa da padroeira. Durante esses dias, às 18h, os devotos são convidados a rezar o Ângelus e as vésperas. Às 18h30, haverá celebrações eucarísticas em diferentes paróquias da Ilha.

De 17 a 20 de novembro, a programação contará com apresentações culturais, artísticas e folclóricas. Já no sábado e domingo,21 e 22, serão celebradas missas. 

O Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, que é voltado para instituições que contribuíram para a cultura da solidariedade e, também, evidencia e valoriza os diversos trabalhos sociais realizados nas comunidades e municípios da arquidiocese, será entregue na terça-feira, 24, no Auditório da Catedral, às 20h.

A grande festa em honra à Santa Catarina de Alexandria acontecerá na quarta-feira, 25. Na ocasião, haverá a celebração eucarística, laudes, visitas e orações dos colégios católicos, novena. Dom Wilson Tadeu presidirá a missa de encerramento do evento às 18h30.

A Santa

Catarina viveu em Alexandria,  Egito, no início dos anos 300. Filha de um rei pagão, era famosa por sua fortuna, educação e cultura. Foi martirizada na juventude, após resistir ao governador Maximino, homem cruel que mandou matá-la. A roda de dentes de ferro, que devia dilacerar seu corpo, foi despedaçada por intervenção divina, motivo pelo qual teve que ser decapitada. As relíquias foram levadas para o Monte Sinai, onde se situa o mosteiro que leva o seu nome.

Com informações da arquidiocese de Florianópolis (RS)

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here