Ao irmão Dom Eurico dos Santos Veloso

    Neste momento, elevemos todos ao Altíssimo, em nome de toda a comunidade da Santa Igreja, as nossas mais profundas condolências pelo falecimento do Reverendíssimo Arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso. Sua partida deixou um vazio imensurável em nossos corações e na Igreja como um todo.

    As Escrituras Sagradas nos lembram em Romanos 14,8: “Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” Nosso irmão dedicou sua vida a servir ao Senhor e à Sua Igreja com devoção incansável, e aos mais necessitados com especial dedicação. Sua partida deixa claro que ele partiu para estar com o Senhor, onde sua fé e amor serão recompensados.

    O Salmo (23,1) nos conforta nestes momentos de luto: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” Dom Eurico guiou-nos com sabedoria e amor ao longo de sua jornada terrena, e sabemos que o Senhor continuará a guiá-lo em Sua presença eterna.

    Nos lembraremos sempre de vossa passagem por este mundo com gratidão e respeito por seus ensinamentos à nossa comunidade e à nossa fé. Suas palavras sábias, seu exemplo de humildade e sua dedicação incansável à Palavra de Deus e ao conforto dos doentes deixarão um legado duradouro.

    Dom Eurico descansou nos braços amorosos do Senhor, e sua herança de fé e devoção continuará a iluminar o caminho da nossa Igreja.

    Jamais irei esquecer da presença do querido irmão Dom Eurico dos Santos Veloso na solenidade de São Pedro e de São Paulo, de 29 de junho de 2005, quando recebi o Pálio Arquiepiscopal como Arcebispo de Maringá, PR. Na época a presença do Arcebispo de Juiz de Fora foi uma manifestação de seu carinho e de sua amizade para comigo. Guardo, com viva estima, as suas sempre ponderadas e respeitadas intervenções nas Assembléias Gerais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

    Rezaremos fervorosamente por sua alma do e por sua família, pedindo a Deus que lhes conceda conforto e consolação neste momento difícil. Que eles encontrem força na fé.

    Que o Senhor, que é “o Deus de toda consolação” (2 Co 1,3), conceda conforto e paz aos corações daqueles que lamentam a perda de Dom Eurico dos Santos Veloso. Que sua alma descanse em paz na presença de Deus, onde a alegria e a glória são eternas. Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, lhe conceda a recompensa eterna prometida àqueles que O servem fielmente.

    De Roma, onde me encontro para os 40 anos da Fazenda da Esperança, me uno a todos os que choram a partida sentida do querido Dom Eurico! Ao amigo, ao irmão, minhas orações. Descanse em paz.

    Dom Anuar Battisti

    Arcebispo Emérito de Maringá (PR)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here