Neste momento, elevemos todos ao Altíssimo, em nome de toda a comunidade da Santa Igreja, as nossas mais profundas condolências pelo falecimento do Reverendíssimo Arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso. Sua partida deixou um vazio imensurável em nossos corações e na Igreja como um todo.
As Escrituras Sagradas nos lembram em Romanos 14,8: “Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” Nosso irmão dedicou sua vida a servir ao Senhor e à Sua Igreja com devoção incansável, e aos mais necessitados com especial dedicação. Sua partida deixa claro que ele partiu para estar com o Senhor, onde sua fé e amor serão recompensados.
O Salmo (23,1) nos conforta nestes momentos de luto: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” Dom Eurico guiou-nos com sabedoria e amor ao longo de sua jornada terrena, e sabemos que o Senhor continuará a guiá-lo em Sua presença eterna.
Nos lembraremos sempre de vossa passagem por este mundo com gratidão e respeito por seus ensinamentos à nossa comunidade e à nossa fé. Suas palavras sábias, seu exemplo de humildade e sua dedicação incansável à Palavra de Deus e ao conforto dos doentes deixarão um legado duradouro.
Dom Eurico descansou nos braços amorosos do Senhor, e sua herança de fé e devoção continuará a iluminar o caminho da nossa Igreja.
Jamais irei esquecer da presença do querido irmão Dom Eurico dos Santos Veloso na solenidade de São Pedro e de São Paulo, de 29 de junho de 2005, quando recebi o Pálio Arquiepiscopal como Arcebispo de Maringá, PR. Na época a presença do Arcebispo de Juiz de Fora foi uma manifestação de seu carinho e de sua amizade para comigo. Guardo, com viva estima, as suas sempre ponderadas e respeitadas intervenções nas Assembléias Gerais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Rezaremos fervorosamente por sua alma do e por sua família, pedindo a Deus que lhes conceda conforto e consolação neste momento difícil. Que eles encontrem força na fé.
Que o Senhor, que é “o Deus de toda consolação” (2 Co 1,3), conceda conforto e paz aos corações daqueles que lamentam a perda de Dom Eurico dos Santos Veloso. Que sua alma descanse em paz na presença de Deus, onde a alegria e a glória são eternas. Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, lhe conceda a recompensa eterna prometida àqueles que O servem fielmente.
De Roma, onde me encontro para os 40 anos da Fazenda da Esperança, me uno a todos os que choram a partida sentida do querido Dom Eurico! Ao amigo, ao irmão, minhas orações. Descanse em paz.
Dom Anuar Battisti
Arcebispo Emérito de Maringá (PR)