AMÉRICA/CUBA – As “casas de missão”: lugares de vida comunitária e força da Igreja em Cuba

O Papa Francisco elogiou ontem, durante a homilia da Missa celebrada na Praça da Revolução de Holguín (leste), segunda etapa da sua visita pastoral a Cuba, o papel-chave na evangelização realizado pelas “casas de missão”. “Eu sei com que esforço e sacrifício a Igreja em Cuba está trabalhando para levar a todos, até mesmo nos lugares mais remotos, a palavra e a presença de Cristo”, disse o Papa à multidão reunida na Praça da Revolução Calixto Garcia Iniguez. “Uma menção especial merecem as “casas de missão”, que, dada a escassez de igrejas e sacerdotes, permitem a muitas pessoas de ter um lugar para a oração, de escuta da Palavra, de catequese e vida comunitária”, disse o Papa. “São pequenos sinais da presença de Deus nos nossos bairros e uma ajuda cotidiana para tornar vivas as palavras do apóstolo Paulo: ‘Vos exorto: comportai-vos de maneira digna do chamado que recebestes’.”
Estes tipos de casa são atualmente 70 na diocese de Holguín, e se acrescentam a 32 paróquias e 18 locais dedicados ao culto. As “casas de missão” nasceram nos anos 70 do século passado, no âmbito da missão evangelizadora da Igreja e jamais foram proibidas pelas autoridades de Cuba. Em todo o país, existem atualmente cerca de 2.330. Nestes locais, se celebram batismos, se reúnem estavelmente as comunidades católicas e se realizam celebrações periódicas. Por esses motivos, foram consideradas pela Conferência dos Bispos Católicos de Cuba como “um dos maiores pontos de força da Igreja”.
Na nota enviada a Fides por uma fonte local, o Bispo de Holguín, Dom Emilio Aranguren Echeverría, agradecendo ao Papa pela sua presença, destacou que a sua visita obrigará a Igreja local “a trabalhar para promover a pastoral do encontro”. Dom Aranguren fez referência ao esforço para promover as “reuniões entre amigos, parentes, vizinhos e concidadãos, como um gesto preliminar que pode favorecer a necessária reconciliação”.

Fonte: Agência Fides

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here