ACN promove a 4ª Edição do Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos

A Fundação Pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre), entidade com sede no Vaticano que apoia projetos da Igreja Católica em mais de 140 países, promoverá no dia 5 de agosto a quarta edição do Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos, que neste ano será marcado por celebrações especiais em seis capitais brasileiras: Belo Horizonte; Curitiba; Florianópolis; Recife; Rio de Janeiro e São Paulo.

Nas celebrações especiais que ocorrerão nas seis capitais, haverá a presença de um porta-voz da ACN, que apresentará o suporte que a entidade recebe do Papa Francisco e do apoio que oferece aos cristãos perseguidos no mundo. (Agenda das celebrações especiais no quadro abaixo).

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos também convida todas as paróquias do país, que receberam da ACN um cartaz e a oração da campanha, com o intuito de promover e convidar as pessoas a participarem desta corrente mundial a favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa.

Sobre o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos
O Dia de Oração teve início em 2015 e, desde então, ocorre anualmente no início de agosto, em referência à noite de 6 de agosto de 2014, quando cerca de 100 mil cristãos tiveram de abandonar suas casas na Planície de Nínive, no Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. Eles fugiram a pé, somente com as roupas do corpo, sem água, comida, medicamentos e um lugar para ficar. Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a ACN mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer materialmente e espiritualmente os perseguidos e refugiados.

Com esta iniciativa da ACN e o apoio da CNBB, as pessoas passaram a ter mais informações sobre cristãos perseguidos e souberam que, em determinadas partes do mundo, uma pessoa pode morrer simplesmente por usar um crucifixo no pescoço. Os católicos passaram a rezar por esses cristãos, aonde quer que eles estejam, e após três edições do Dia de Oração, os sinais de esperança têm aparecido: em 2014, a estimativa era de que os cristãos no Iraque iriam desaparecer, hoje vemos a Planície de Nínive pacificada e os cristãos retornando e reconstruindo seus lares; também aconteceram várias histórias como o retorno da menina Cristina que, com apenas 3 anos de idade, havia sido sequestrada pelos terroristas do Estado Islâmico em agosto de 2014 e que foi devolvida à família em junho de 2017. Por outro lado, o Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos ainda se faz muito necessário, pois em muitas regiões do mundo a perseguição aos cristãos tem aumentado.

Perseguição aos cristãos é maior hoje do que em qualquer outro período da história
Hoje, a perseguição religiosa está presente em muitos países e diversos continentes. A gravidade dos crimes cometidos e seu impacto é ainda pior nos dias de hoje, conforme conclui o relatório “Perseguidos e Esquecidos”, editado pela ACN. Além dos ataques realizados por extremistas islâmicos no Iraque, Síria e Egito, existe o massacre imposto pelo Boko Haram, na Nigéria; a perseguição crescente em vários países muçulmanos e estados autoritários, como na Eritreia. Na China, o presidente descreveu o cristianismo como “uma infiltração estrangeira”, proibindo árvores de Natal e cartões de boas festas, e padres são detidos rotineiramente. Na Coreia do Norte, a intolerância aos cristãos resulta em castigos extremos e cruéis, como passar fome à força, aborto e relatos de fiéis pendurados em cruzes sobre o fogo ou esmagados por um rolo compressor.

Em novembro, a ACN irá lançar o Relatório de Liberdade Religiosa, que avalia a perseguição religiosa em cerca de 190 países, incluindo o Brasil.

Conheça a história do sequestro da menina Cristina, considerado um verdadeiro milagre: http://www.acn.org.br/informacao/noticias/item/1289-o-que-aconteceu-com-cristina-e-um-milagre.

 

Fonte: ACN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here