Abençoado 2018

    Conclui-se um ano e começa outro. É o ritmo permanente da vida. Viver bem cada dia e cada ano e, além disso, iniciar com disposição cada novo dia e cada novo ano é sabedoria. Objetivamente, muda pouca coisa no início de um ano novo, mas esta passagem é muito importante por aquilo que representa, pois é um rito de passagem. Permite uma revisão de vida e estimula a projeção do futuro.
    É muito significativa a bênção solene do início de ano proposta pela liturgia católica. Ela fala de dimensões fundamentais da vida e nos indica um rumo de convivência fraterna e de relação com Deus. A primeira invocação reza: “Que Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias deste ano”.
    O primeiro desejo é a graça de Deus. “A graça é o favor, o socorro gratuito que Deus nos dá para responder ao seu convite: tornar-nos filhos de Deus, filhos adotivos, participantes da natureza divina, da Vida Eterna” (CIC – Catecismo da Igreja Católica, nº 1996). A graça permite participar da vida divina e ser olhado e tocado pelo amor de Deus.
    A mesma invocação pede de Deus as suas bênçãos, a guarda e a saúde cotidiana. “A bênção é ação divina que dá vida e da qual o Pai é a fonte” (CIC – nº 1078). A bênção é o bem que vem de Deus, é uma atitude divina que guarda a vida. A vida saudável é bênção que deve despertar constante agradecimento e compromisso de um cultivo diário da saúde através da alimentação, hábitos, descanso. Ter saúde permite realizar as tarefas diárias, trabalhar, praticar a caridade e cuidar dos mais necessitados.
    A segunda invocação pede: “Que ele vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes até o fim na caridade”. Pede-se virtudes, isto é, uma disposição habitual e firme de fazer o bem. Não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Ocupar-se daquilo que é bom e correto.
    As virtudes teologais são a fé, a esperança e a caridade. Ter fé é crermos em Deus e em tudo que nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe crer. Pela fé a pessoa se entrega livremente a Deus. A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que vem da construção de uma vida plena, de uma qualidade de vida e o desejo da vida eterna. A esperança não permite a acomodação e nem o uso de meios inadequados para resolver os problemas. E a virtude da caridade é a manifestação do amor a Deus e ao próximo. É a vivência dos mandamentos.
    A terceira invocação pede a paz. “Que ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre as vossas preces e vos conduza à vida eterna”. O mundo em que vivemos é marcado por guerras, violências, conflitos e agressões que geram morte, sofrimento, tristeza e insegurança. A paz é consequência da justiça e o sinal do amor realizado. É a convivência humana marcada pela solidariedade. Mahatma Ghandi disse: “Não há caminho para a paz. A paz é o caminho”. Na carta aos Efésios 2, 14 escreve São Paulo: “Cristo é a nossa paz”. Também pedimos que atenda sempre as nossas preces, sejam elas agradecimento, adoração, súplica, intercessão, ação de graças ou louvor. E como somos passageiros por este mundo, queremos que Ele nos conduza à vida eterna.

    Desejo a todos que 2018 seja um ano muito abençoado.

    Artigo anteriorSanta Maria, Mãe de Deus!
    Próximo artigoExigências da paz
    Arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Luís Webber ingressou em 1976 no Seminário Menor São João Vianney. Foi ordenado diácono em 17 de junho de 1990 e presbítero no dia 05 de janeiro de 1991, e bispo, em 15 de maio de 2009, para a prelazia de Cristalândia no Tocantins. Possui pós-graduação em Psicopedagogia e mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, dom Rodolfo Weber foi eleito secretário do regional Centro-Oeste.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here