A MISERICÓRDIA EM FRANCISCO

    (Miserando atque eligendo: olhou-o com misericórdia e o escolheu)

     O Papa Francisco iniciou o seu pontificado em 19 de março de 2013 e, durante esse tempo que está à frente da Igreja, tem se pautado pela misericórdia. O Papa Francisco nos ensina, com os seus gestos de misericórdia, a termos em nós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, que olhava para todas as pessoas com misericórdia. A proclamação do jubileu da misericórdia e os confessores com prerrogativas especiais para a absolvição foi um claro sinal dessa misericórdia.

    O Papa Francisco nos mostra como devemos de fato viver a nossa fé católica, que deve ser uma total doação de amor ao próximo. O Santo Padre o Papa Francisco, assim como Jesus, prega com autoridade, ou seja, ele vive tudo aquilo que prega e nos ensina a fazer o mesmo.

    Estamos num tempo muito delicado devido à pandemia da Covid-19, em que devemos praticar a misericórdia com o próximo, sobretudo com aqueles que padecem do vírus ou com pessoas que perderam seus entes queridos devido serem acometidos pela doença. Essa pandemia de certo modo nos ensinou uma lição, que devemos dar mais atenção ao próximo, ter mais Deus no coração. Devemos viver em uma cultura de paz, o mundo está sedento de paz e de amor.

    O Papa Francisco fez uma visita surpresa aos médicos que estão na linha de frente de combate à pandemia da Covid-19, encorajando-os a continuar a sua missão e que eles são sinais do Cristo Ressuscitado aos doentes. Esse foi um gesto de misericórdia do Papa, pois não estava prevista essa visita, foi um ato de misericórdia, lembrar desses profissionais que algumas vezes são esquecidos.

    Durante o seu pontificado, o Papa Francisco busca viver intensamente essa misericórdia que advém de Jesus Cristo. Francisco busca criar pontes entre as religiões e os povos. Essas pontes são de amor, paz e misericórdia. A própria visita do Papa ao Iraque – país em que os católicos são minoria e que vive em constante guerra – a visita do Sumo Pontífice a esse país foi, justamente, para criar pontes de amor e de misericórdia e construir a paz.

    Ao longo de sua vida o Papa Francisco se destacou por sua humildade e o cuidado que tinha com os mais pobres. Francisco ao longo da sua vida e, inclusive agora no seu pontificado, tem um cuidado muito especial com o diálogo com as nações, religiões e entre os cristãos.

    Uma outra marca do pontificado de Francisco é que ele entende que a Igreja deve ser uma Igreja em saída, ou seja, não deve ser apenas uma Igreja de sacristia, aguardando que as pessoas busquem a Igreja, mas ao contrário, a Igreja deve ir ao encontro das pessoas para anunciar o reino de Deus e ministrar os sacramentos. Temos que ir ao encontro dos batizados, que por um motivo ou outro abandonaram a sua fé.

    O Papa Francisco diz que os sacerdotes devem ter o cheiro das ovelhas, ou seja, estar no meio do povo, pois foi para isso que padre foi ordenado; sair do meio do povo, para depois voltar para esse povo. O padre tem que ter consciência da sua missão, que é atender bem o povo que a ele foi confiado. Tudo isso é um ato de misericórdia, que aprendemos de Jesus e o Papa nos exorta a fazermos o mesmo.

    O Papa Francisco durante o seu pontificado prega o cuidado que devemos ter com o meio ambiente (Encíclica Laudato Si), pois temos que ter o cuidado com a casa comum, que é o local em que vivemos. Não devemos poluir, sujar as ruas, usar carros com gases poluentes, não poluir os rios, lagoas, córregos, valões, enfim. O Papa Francisco ensina que o cuidado com o meio ambiente também é um ato de misericórdia.

    As encíclicas que o Papa escreveu durante o seu pontificado, Laudato Si (Louvado Seja), Lumen Fidei (Luz da Fé) e Fratelli Tutti (Somos todos irmãos), são todas com o olhar voltado para a misericórdia de Deus e a misericórdia que devemos ter com o próximo. Deus criou o mundo e criou o homem a sua imagem e semelhança. A partir do momento que eu cuido da natureza que Deus criou, e me importo com o meu próximo, agirei com misericórdia, pois agirei com o olhar de Deus.

    O próprio lema que permeia o pontificado de Francisco lembra a misericórdia de Deus: Miserando atque eligendo (Olhou-o com misericórdia e o escolheu), pois o próprio Papa diz que ele era muito “pecador” para ser escolhido para tamanha missão, mas disse que confiava na misericórdia de Deus por ele. Ao iniciar o seu pontificado, em sua primeira aparição pública, o Papa Francisco fez um belo gesto, se curvou diante do povo e pediu que todos rezassem por ele. Francisco, com esse gesto nobre, mostra a sua humildade e o rosto misericordioso de Deus que pauta o seu pontificado.

    Que a misericórdia de Deus nos alcance e que possamos aprender com o Papa Francisco a cuidar do meio ambiente que vivemos e a tratar com amor e respeito o nosso próximo. Que possamos dar a atenção devida aqueles que mais sofrem e que estão passando por dificuldade, principalmente, agora devido à pandemia da Covid-19, sejamos solidários, estendendo a mão ao próximo e sejamos, acima de tudo, uma Igreja em saída.

    Rezemos pelo Papa Francisco, para que ele tenha saúde e força física para continuar o seu pontificado. Que a misericórdia de Deus continue acompanhando os seus passos e o Espírito Santo que o elegeu, o ilumine.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here