A Mensagem da Epifania de Cristo

    Queridos irmãos e irmãs, celebramos hoje a Epifania do Senhor, uma festa que nos leva a refletir sobre a manifestação de Jesus Cristo como a Luz do mundo e Salvador da humanidade.

    O Evangelho de Mateus (Mateus 2,1-12) relata a visita dos Magos do Oriente a Jesus: “Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram uns magos do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. […] E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

    Os Magos, vindos de terras distantes, guiados pela estrela, buscavam o recém-nascido Rei dos judeus para adorá-Lo. Seus presentes – ouro, incenso e mirra – tinham significados simbólicos profundos: o ouro representava a realeza de Jesus, o incenso, Sua divindade, e a mirra, Sua humanidade e sacrifício.

    A Epifania nos mostra que Jesus veio para todos, não apenas para um povo ou nação específica. A estrela que guiou os Magos simboliza a Luz de Cristo que brilha para toda a humanidade, convidando todos a encontrarem a salvação por meio d’Ele.

    Assim como os Magos, somos convidados a buscar Jesus, a adorá-Lo e a oferecer nossos dons e talentos ao serviço do Reino de Deus. Devemos também reconhecer e celebrar a presença de Cristo em nossas vidas, permitindo que Sua luz dissipe as trevas do mundo ao nosso redor.

    Na Epifania, somos chamados a refletir sobre a manifestação de Jesus Cristo como a Luz do mundo para todas as nações. Que essa celebração nos inspire a sermos portadores dessa luz, compartilhando o amor, a compaixão e a mensagem salvífica de Cristo com todos ao nosso redor. Que a Epifania seja um lembrete constante de que Jesus veio para todos nós, convidando-nos a encontrá-Lo e a seguir Seu caminho de amor e redenção. Amém.

    + Anuar Battisti

    Arcebispo Emérito de Maringá, PR

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here