Em seus escritos, santa Teresinha do Menino Jesus relatava que quando era criança sofria de uma doença que, pelos sintomas, se assemelha ao que hoje conhecemos como depressão, um mal que aflige milhões de pessoas em todo o mundo e que a santa teria superado graças à “Nossa Senhora do Sorriso”.
Em seus textos, a santa carmelita relatou: “Dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes. Do leito, virei meu olhar para a imagem de Nossa Senhora, e, de repente, a Santíssima Virgem apareceu-me bonita, tão bonita que nunca vira algo semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o ‘sorriso encantador da Santíssima Virgem’”.
“Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto. Eram lágrimas de pura alegria… Ah! pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz… (…) Fora por causa dela, das suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha dos Céu…”, expressou.
Santa Teresinha do Menino Jesus chamou esta imagem de “Nossa Senhora do Sorriso” e difundiu esta devoção primeiro em sua família. Em seguida, levou-a ao Carmelo de Lisieux. Finalmente, foi divulgada em todas as ordens carmelitas e se propagou no mundo.
Segundo o site IlTimone.org, ao redor do mundo, muitas pessoas asseguraram que foram curadas da depressão e de outras doenças da alma graças a esta devoção.
O que é a depressão
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a depressão como “um transtorno mental frequente, caracterizado pela presença de tristeza, perda de interesse ou prazer, sentimentos de culpa ou falta de autoestima, transtornos do sono e do apetite, sensação de cansaço e falta de concentração”.
A OMS adverte que “a depressão pode chegar a se tornar crônica ou recorrente e dificultar sensivelmente o desempenho no trabalho ou na escola e a capacidade para enfrentar a vida diária. Em sua forma mais grave, pode conduzir ao suicídio. Se for leve, pode ser tratada sem necessidade de medicamentos, mas quando tem caráter moderado ou grave, pode ser necessário medicamentos e psicoterapia profissional”.
A oração à Nossa Senhora do Sorriso
Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa,
que com um claro sorriso vos dignastes consolar
e curar vossa filha Santa Teresinha do Menino Jesus da depressão,
devolvendo-lhe a alegria de viver e o sentido da sua existência em Cristo Ressuscitado,
olhai com maternal afeto para tantos filhos e filhas que sofrem com a depressão,
transtornos e síndromes psiquiátricas e males psicossomáticos.
Que Jesus Cristo cure e dê sentido à vida de tantas pessoas,
cuja existência às vezes está deteriorada.
Maria, que seu belo sorriso não deixe que as dificuldades da vida obscureçam nosso ânimo.
Sabemos que só seu filho Jesus pode satisfazer os anseios mais profundos do nosso coração.
Maria, mediante a luz que brota de seu rosto,
transparece a misericórdia de Deus.
Que seu olhar nos acaricie, e nos convença que Deus nos ama e nunca nos abandona,
e a sua ternura renove em nós a autoestima,
a confiança nas próprias capacidades, o interesse pelo futuro e o desejo de viver feliz.
Que os familiares dos que sofrem com a depressão ajudem no processo de cura,
nunca os considerando farsantes da enfermidade com interesses de comodidade,
mas os valorizem, escutem, compreendam e os animem.
Virgem do Sorriso, alcança-nos de Jesus a verdadeira cura
e livra-nos de alívios temporários e ilusórios.
Curados, comprometemo-nos a servir com alegria, disposição e entusiasmo a Jesus,
como discípulos missionários, com nosso testemunho de vida renovada.
Amém.
Além disso, recomenda rezar duas Ave Marias em honra às lágrimas de alegria que deslizaram sobre a face da santa quando foi tocada pelo Sorriso de Nossa Senhora.