A Coroa do Advento

    “Eu Sou a Luz do mundo” (Jo 12, 8)

    Estamos no Tempo do Advento, o momento em que nos preparamos para a vinda de Jesus Cristo. O Tempo de Advento marca o início do Ano Litúrgico para os irmãos católicos e compreende as quatro semanas que antecedem o Natal de Jesus — começou no dia 27 de novembro e termina em 24 de dezembro.

    O Advento se divide em dois períodos. O primeiro é um convite a vivermos, com alegria, a chegada de Jesus Cristo. No segundo, nos concentramos cuidadosamente para o Natal. Cada uma das quatro semanas do Tempo Advento possui um rito litúrgico que nos une a esse momento tão glorioso, com a vinda de Jesus Cristo.

    Esse novo tempo é simbolizado pela Coroa do Advento. Com seu formato circular, sem começo e sem fim, é feita com folhagens verdes, que representam a eternidade, a esperança e a vida. Nossas vidas devem girar em torno do Senhor. Há, também, uma fita vermelha, que simboliza o amor de Deus por nós. No centro, colocam-se quatro velas para serem acesas — uma em cada domingo do Advento.

    Podemos acender as velas da Coroa do Advento na Igreja ou mesmo em casa. As velas podem ser nas cores roxa, que é a cor litúrgica do advento e que nos lembra a necessidade de vigilância e penitência; verde, que simboliza a esperança no reino que virá com o nascimento de Jesus; rosa, que nos recorda, a cada dia no Advento, que o Senhor está mais próximo; e a vela branca, que nos lembra que devemos ir puros ao encontro do Senhor. As velas do Advento também podem ser três brancas e uma rosa. A cada domingo, é uma vela é acesa.

    As velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo. Com ramos de pinheiro uma coroa com quatro velas prepara os corações para a chegada do Deus Menino. Para nós cristãos, elas simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus.

    A Coroa do Advento é uma tradição do Século XIX, que lembra a importância desse momento para nós católicos. Esses simbolismos se tornaram parte da história cristã para expressar o mistério da espera de Jesus Cristo como luz e vida.

    O Senhor é a festa da luz. No Natal, desceu a nós a verdadeira luz “que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1, 9).

    Devemos, todos nós, manter a tradição que une os cristãos católicos por séculos e celebrarmos os momentos deste Tempo do Advento, em que Jesus Cristo, o Messias que vem em carne nos salvar, nos mostra que o caminho é Deus. Um caminho de fé, retidão, amor, solidariedade e paz.

    Que estamos todos unidos ao Tempo do Advento nos preparando, com alegria e entusiasmo, para a chegada do Senhor. Que possamos manter viva a tradição da Coroa do Advento, que enaltece o nosso compromisso com de aliança com o Senhor.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here