A lógica do Evangelho nos chama à economia circular e solidária!

    Iluminados por Deus celebramos o XXIX Domingo do Tempo Comum, quando a Palavra de Deus – Mt 22, 15-21 – nos interroga com a célebre pergunta sobre o tributo a César e com a resposta cortante de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22, 21). Ao olharmos para esta passagem pela ótica do magistério do saudoso Papa Francisco, compreendemos que a divisão feita por Cristo não é um convite ao alheamento do mundo, mas o fundamento de uma profunda ecologia integral. O que é de César? A moeda é, pois, as estruturas econômicas temporais, os tributos da cidade dos homens. Mas o que é de Deus? De Deus é a alma humana, criada à sua imagem e semelhança (Imago Dei), e com ela toda a Criação, pois “do Senhor é a terra e tudo o que ela contém” (Sl 24, 1).

    O Papa Francisco profeticamente nos ensinou que o drama do nosso tempo nasce justamente quando o ser humano confunde essas duas esferas: quando permitimos que a lógica da “moeda de César” — a lógica do lucro desenfreado, do consumo descartável e da exploração predatória — invada e domine aquilo que pertence unicamente a Deus. Quando transformamos a Casa Comum em um espaço de apostas e negociações, e o bem-estar dos irmãos em mera mercadoria, estamos entregando a César o que é sagrado, o que pertence ao Criador.

    Como nos lembrava o Santo Padre na encíclica Laudato Si’, o mundo não é um mero recurso a ser espoliado, mas um dom amoroso confiado ao nosso cuidado. A lógica do denário romano, que busca acumular, descartar e dominar, contrapõe-se à lógica do Evangelho, que nos chama à economia circular e solidária — uma economia que aprende com os ritmos da própria natureza, onde nada se desperdiça, onde os recursos são compartilhados e onde o ritmo do progresso é medido não pelo acúmulo de riqueza privada, mas pela capacidade de incluir os mais vulneráveis e proteger a terra que nos sustenta.

    Dar a Deus o que é de Deus significa reconhecer a Sua efigie não apenas gravada na alma do ser humano, mas refletida na beleza das florestas, na pureza das águas, no ar que respiramos e na dignidade dos pobres e descartados da sociedade. Cada ação de cuidado com a natureza, cada escolha por um consumo consciente, cada esforço para combater a cultura do descarte é uma atitude de culto e fidelidade a Deus. É dizer ao mundo que o valor da Criação transcende qualquer normativa vã ou especulação financeira.

    A Primeira Leitura deste Domingo (Is 45, 1.4-6) recorda que o Senhor é o único Deus e que todos os impérios e seus modelos econômicos passam, mas a palavra do Criador permanece. Na Segunda Leitura (1Ts 1, 1-5b), São Paulo elogia a atuação da fé e o esforço da caridade dos fiéis. Hoje, o nosso esforço de caridade precisa ser também um esforço de cuidado ecológico e social. Não podemos amar a Deus, a quem não vemos, se destruímos a Casa Comum que Ele nos deu e se fechamos os olhos ao clamor da terra e ao clamor dos pobres.

    Na Eucaristia, a própria Criação é elevada e santificada. Pedimos, pois, ao Espírito Santo que nos converta o coração, libertando-nos da ganância que converte tudo em moeda de troca, e concedendo-nos a sabedoria para sermos guardiões fiéis da Casa Comum. Que saibamos dar a César o testemunho de uma cidadania responsável, mas entreguemos integralmente a Deus o louvor, o cuidado e o amor pela Sua obra de Criação. Amém.

    Dom Fr. Diamantino Prata de Carvalho, OFM.

    Bispo Emérito da Campanha, MG.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here