Cardeal Eusébio Oscar Scheid, SCJ 4 anos de sua partida

    Celebramos no dia 13 de janeiro, no início o tempo comum durante o ano, os 4 anos da Páscoa de nosso antecessor D. Eusébio.

    Somos convidados a seguir essa caminhada da Igreja no tempo presente durante o ano que iniciamos nessa segunda feira. Durante este Tempo Comum que agora iniciamos, devemos reconhecer cada vez mais nossa missão de testemunhar Cristo na sociedade, assumindo o mesmo compromisso de Jesus: passar pelo mundo fazendo o bem, anunciando o Reino de Deus e proclamando que chegou o tempo da salvação. Somos chamados a viver nossa fé plenamente, reconhecendo que Jesus Cristo nos revela o rosto do Pai. Ao mesmo tempo, devemos nos empenhar na missão de formar discípulos, guiando-os no seguimento de Cristo em todas as vocações, vivendo plenamente nosso batismo, cuja festa celebramos no último domingo.

    Este novo tempo litúrgico nos enriquece espiritualmente e nos convida a dar um passo adiante, com o coração aberto e vibrante, participando ativamente da missão evangelizadora. Essa missão consiste em proclamar Jesus Cristo, o rosto humano de Deus, e conduzir outros ao conhecimento d’Ele.

    Hoje celebramos esta Eucaristia na cripta da Catedral, marcando o quarto aniversário da passagem para a eternidade de nosso antecessor, Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ. Ele foi chamado por Deus à vocação cristã, depois à vocação sacerdotal e, mais tarde, à vida religiosa como dehoniano. Serviu à Igreja com dedicação ao longo de sua vida, atuando como religioso, padre, primeiro bispo de São José dos Campos, arcebispo metropolitano de Florianópolis e, por fim, como arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro e Cardeal da Santa Igreja Romana. Seu ministério no Rio de Janeiro foi marcado por um intenso trabalho de reorganização da Arquidiocese e pelo cuidado com a formação vocacional, sendo responsável pelo curso propedêutico para seminaristas, a escola santo Efrem para os diáconos permanentes e pela organização da Mitra Arquidiocesana.

    Creio que é importante apresentar um brevíssimo resumo da vida do Cardeal Eusébio Oscar Scheid, SCJ: Nascido a 8 de dezembro de 1932 em Bom Retiro, na diocese de Joaçaba, foi ordenado sacerdote a 3 de julho de 1960 na congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). Nomeado primeiro Bispo de São José dos Campos a 11 de fevereiro de 1981, recebeu a Ordenação episcopal a 1 de maio seguinte. No dia 23 de janeiro de 1991 foi promovido arcebispo de Florianópolis e a 25 de julho de 2001 foi transferido para a Sé Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o encargo também de Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes no Brasil e sem a hierarquia da própria Igreja «sui iuris». No consistório de 21 de outubro de 2003, foi criado e publicado cardeal do título dos Santos Bonifácio e Aleixo. A 27 de fevereiro de 2009 renunciou ao governo pastoral da arquidiocese do Rio de Janeiro e a 28 de julho de 2010 ao ordinariato para os fiéis de rito oriental.

    Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ deixou um legado de presença, visitas pastorais e ensino, sempre levando adiante o anúncio de Jesus Cristo. Como bom professor, destacou-se em reuniões dos conselhos arquidiocesanos e em suas homilias, espalhando a Palavra de Deus por toda a Arquidiocese.

    Devemos ressaltar aquilo que o próprio Dom Eusébio disse no seu jubileu de ouro sacerdotal: ele queria cuidar da formação dos sacerdotes. Relançar a evangelização formando sacerdotes santos, que colaborem verdadeiramente com os leigos, e jovens com uma consciência forte: foram os objetivos de vida do Cardeal Scheid, até 2009 Arcebispo do Rio de Janeiro. Fiel ao seu lema Deus é bom, ele testemunhou que precisamente “a bondade é um sinal eficaz e contracorrente para ser testemunha de Cristo na sociedade de hoje”. Uma simples atitude de fé que aprendeu em casa desde a infância.

    Após um período de enfermidade, viveu seus últimos dias na diocese em que foi seu primeiro bispo diocesano, durante a pandemia da COVID-19, impedido de receber as honrarias fúnebres que desejávamos realizar aqui no Rio de Janeiro e foi sepultado na cripta da Catedral de São José dos Campos. Estamos aguardando a Diocese de São José dos Campos autorize o nosso pedido para o traslado de seus restos mortais para a cripta da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.

    Hoje rezamos por essa intenção, para que o Senhor o recompense por sua vida doada ao serviço de Deus e da Igreja. Que ele, como religioso, padre, bispo, arcebispo e cardeal, seja acolhido na glória eterna e desfrute da visão beatífica, como sempre acreditou.

    Confiamos, na certeza da fé, que Deus já o acolheu e que ele agora participa da plenitude da bondade divina. Como dizia seu lema episcopal: “Deus é bom.” Que essa bondade infinita de Deus, que Dom Eusébio Oscar Scheid, SCJ testemunhou em sua vida, continue a nos inspirar. Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here