Você já prestou atenção nos detalhes da estrutura que guarda a imagem da padroeira? Sabe o que eles representam?
Onicho onde está a imagem da padroeira do Brasil é o local mais visitado do Santuário Nacional de Aparecida, o maior templo mariano do mundo. Impossível visitar este local e não subir a rampa para rezar aos pés de Nossa Senhora – mesmo que, para isso, seja preciso enfrentar longas filas.
Quando estamos diante da nossa Mãezinha, raramente paramos para prestar atenção nos elementos que compõe o nicho em que ela está guardada. Mas ele possui uma riqueza de detalhes que encerram um profundo simbolismo espiritual e contribuem para aumentar a nossa fé.
Abaixo, separamos algumas curiosidades sobre o nicho de Aparecida que talvez você ainda não conheça.
1 O RETÁBULO
O nicho está inserido em um retábulo de 37 metros de altura. A coluna, inaugurada em 2011, é um projeto do artista Claudio Pastro, que faleceu em 2016. A inspiração veio da seguinte passagem bíblica:
“Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os seus pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas; estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz”.
Ap 12, 1-2
O imenso retábulo é decorado com pastilhas douradas, que dão a ideia de movimento. A faixa central representa os três Arcanjos (no alto, Rafael, no meio, Miguel e abaixo, Gabriel). A sequência corresponde à escada de Jacó: os anjos descem e sobem, trazendo graças e levando os pedidos dos fiéis.
2 O NICHO
Inserido no retábulo está o nicho, que guarda a imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul. A imagem está protegida por um vidro blindado que pesa 205 kg. Ao todo, o nicho pesa meia tonelada.
A estrutura é adornada com mosaicos de ouro e tem os seguintes elementos:
– o sol: faz referência à “mulher vestida de sol” do livro do Apocalipse;
– o círculo: lembra a forma perfeita de Deus;
– as ondas de água: representam a ação do Espírito Santo, que dá vida ao local;
– peixes – ao redor da imagem, uma placa de ouro traz pequenas esculturas de peixes, representando a pesca milagrosa de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, em 1717;
– Citação “O Espírito e a Esposa dizem: Amém. Vem Senhor Jesus“: trata-se de uma passagem bíblica (Apocalipse 22, 17) que retrata o anúncio da volta de Jesus pela igreja.
3 OS AZULEJOS
Na entrada específica para visitação do nicho, o peregrino pode conferir um painel de azulejos com uma cena que retrata o momento em que os três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No chão, desenhos de peixes levam o romeiro até a imagem da padroeira.
O grande painel abaixo do retábulo representa as 12 principais mulheres do Antigo Testamento que prefiguravam Maria, ou seja, Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Míriam, Débora, Rute, Ana, Abisag ou Abigail, Judite e Ester.
Quanto simbolismo carrega este lugar! Então, na próxima vez que você visitar a nossa Mãezinha, lembre-se destes elementos, que servem para aumentar cada vez mais a nossa fé.
Com informações de A12.com