É o pedido que D. Gilberto Canavarro dos Reis, agora Administrador apostólico de Setúbal, faz ao povo da sua diocese para que acolha no próximo dia 25 de Outubro o seu novo bispo D. José Ornelas Carvalho, bispo eleito pelo papa Francisco para aquela diocese portuguesa.
D. Gilberto Reis, que resigna por limite de idade, diz à Rádio Vaticano que a sua diocese tem ajudado os cristãos a “conhecer melhor a realidade da sua fé ” e a “dialogarem com a cultura” , um esforço que tem passado também por organizar melhor “a ação social e caritativa”.
Do ponto de vista social, o bispo emérito de Setúbal destaca a urgência de “responder com profundidade e com verdade ” ao flagelo do desemprego e pede neste contexto aos lideres políticos “acordos de regime entre os vários partidos políticos para três ou quatro legislaturas” para resolver este problema.
E a propósito da campanha eleitoral que está prestes a começar, aquele prelado diz que “é um bom momento dos partidos fazerem propostas que sejam simples, que sejam claras, que sejam verdadeiras” para que se evite “toda a tentação de camuflar as coisas, de enganar”.
Em entrevista ao jornalista Domingos Pinto, D. Gilberto Canavarro dos Reis começa por sublinhar a forma como acolheu a decisão do papa de nomear o seu sucessor.
Fonte: Rádio Vaticano