6º Domingo da Páscoa

    “Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai salmos a seu nome glorioso”! (Sl 65/66)

     Celebramos neste domingo o sexto do Tempo Pascal: Jesus prepara o coração dos discípulos para o seu retorno ao Pai que celebraremos na semana que vem, e diz para eles que não os deixará órfãos, mas enviará o Espírito Santo prometido da parte da Pai. O Espírito Santo nos abre os olhos da fé e nos faz sentir a presença de Jesus entre nós. O Espírito Santo nos santifica, o recebemos no batismo e somos chamados a viver uma vida de santidade.

    O Espírito Santo está presente nos sacramentos, por meio dele é possível ter a Eucaristia, o perdão dos pecados e todos os demais sacramentos. Por meio do Espírito Santo, somos chamados a nos aproximar da luz e ser luz uns para os outros. Na próxima semana, Jesus enviará os discípulos em missão e nos enviará também para darmos continuidade a tudo aquilo que Ele fez enquanto esteve entre nós.

    Neste domingo, recordamos o Dia das Mães, um dia especial para agradecermos a todas aquelas que nos geraram a vida. Se possível, nesse domingo, esteja com sua mãe, almoce com ela, ou telefone e a agradeça pela vida. Se ela já for falecida, eleve uma prece a Deus e pense o quanto ela foi importante para você, particularmente, levando flores ao seu túmulo.

    Que na Eucaristia desse domingo possamos nos abrir ao Espírito Santo e acolhê-lo de coração aberto. Toda vez que nos reunimos em comunidade, Jesus está presente no meio de nós por meio da ação do Espírito Santo. O Espírito Santo nos iluminará e nos indicará o caminho que leva ao Pai, o mesmo caminho que Jesus fez.

    A primeira leitura desse domingo é do livro dos Atos dos Apóstolos (At 8, 5-8. 14-17). Esse trecho do livro de Atos dos Apóstolos narra quando Filipe foi até a Samaria, anunciar Jesus Cristo para aquele povo. Os judeus não se davam bem com os samaritanos e consideravam os samaritanos como uma raça impura, os samaritanos eram como que excluídos da sociedade. Filipe, seguindo os passos de Jesus, vai na contramão daquilo que a sociedade da época pensava e vê a necessidade de anunciar ali também a pessoa de Jesus Cristo. A cidade ficou cheia de alegria com a pregação de Filipe e muitos se converteram. Filipe cumpria o mandato de Jesus, que enviou os discípulos aos quatro cantos da terra.

    Os apóstolos que estavam em Jerusalém ficaram sabendo o que estava acontecendo na Samaria e enviaram para lá Pedro e João. Pedro e João fizeram orações para que aquele povo recebesse o Espírito Santo, pois eles apenas tinham sido batizados em nome de Jesus, mas não haviam recebido a força do Espírito Santo. Eles receberam o Espírito Santo e assim podiam levar adiante a Palavra de Deus aos outros.

    O salmo responsorial é o 65 (66), que diz em seu refrão: “Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai salmos a seu nome glorioso”!  Durante a nossa vida temos que exaltar e louvar o nome de Deus. Todos os povos devem se abrir ao amor de Deus e tem o direito de exaltar o seu nome. Ninguém deve ser impedido de exaltar o nome de Deus.

    A segunda leitura desse domingo é da primeira carta de São Pedro (Pd 3, 15-18). Pedro orienta a comunidade a buscar a santidade e direcionar as suas vidas segundo os ensinamentos de Cristo, ninguém deve se envergonhar de viver tudo aquilo que Jesus ensinou ao longo de sua vida, mesmo por causa de outros que não seguem. É melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal, alerta São Pedro. Jesus sofreu a morte por ter praticado o bem, mas morreu por amor a todos nós, para salvar toda a humanidade.

    O Evangelho desse domingo é de João (Jo 14, 15-21). Jesus, nesse Evangelho, prepara o coração dos discípulos para o seu retorno ao Pai que acontecerá domingo que vem. Jesus diz a eles que se eles o amam, guardarão os seus mandamentos, ou seja, é fácil amar o mestre e guardar os seus ensinamentos enquanto Ele está com eles, o difícil é guardar quando Ele não estiver mais presente fisicamente com eles. Mas eles guardarão os seus ensinamentos por meio do Espírito Santo. Jesus não estará mais presente fisicamente com eles, mas estará presente por meio do Espírito Santo. A partir desse momento, nasce a Igreja primitiva, Jesus promete que continuará com eles por meio do Espírito Santo.

    O Espírito Santo só é concedido àqueles que querem receber e querem conhecê-lo, nem todos são capazes de conhecê-lo e recebê-lo. Recebemos o Espírito Santo por meio do batismo e com isso somos chamados a trilhar a vida permeada na santidade, guardando os mandamentos de Cristo.

    Jesus voltará ao Pai, mas continuaremos sentindo a sua presença por meio da ação do Espírito Santo, o encontraremos diariamente na Eucaristia e Ele estará presente nos demais sacramentos. Após a nossa peregrinação terrestre, O encontraremos de forma definitiva no céu. Quem crê, será salvo e enxerga a sua presença na comunidade de fé, quem não crê, será condenado.

    Celebremos com alegria esse sexto Domingo da Páscoa e peçamos com fé a ação do Espírito Santo em nossas vidas e que possamos ver Jesus Cristo na Eucaristia e na comunidade reunida em nome d’Ele.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here