Caritas Cuba: combater individualismo para construir civilização do amor

“O apoio dos nossos pastores, bispos e sacerdotes, com suas cartas e homilias, foi fundamental não somente no que diz respeito ao aspecto material, mas também, e não menos importante, para alcançar os objetivos educacionais da Campanha”, ressalta a diretora da Caritas na Ilha caribenha, Maritza Abillud

Cidade do Vaticano

“Teu Pai, que vê no segredo, te recompensará” é a passagem evangélica de Mt 6,4 tomada como lema pela Caritas de Cuba para sua campanha anual que, pelo segundo ano consecutivo, se estenderá por quatro meses, de junho a setembro. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os múltiplos problemas sociais que causam marginalização.

Necessidade de construir uma civilização do amor

“Queremos suscitar uma reflexão sobre a crescente tendência no mundo e em nossa sociedade ao individualismo, e sobre a necessidade de construir uma civilização do amor começando pela parte mais íntima da pessoa”, explica a diretora da Caritas , Maritza Sánchez Abillud, em nota enviada à agência missionária Fides.

“Rifas, bingos, exposições e outras atividades servirão para educar e angariar fundos nas comunidades cristãs das onze dioceses da Ilha caribenha, que serão destinados a vários programas, baseados nas particularidades e nos grupos vulneráveis de cada território.”

Apesar de a situação econômica da maioria da população não ser favorável, em 2018 mais de 400 comunidades e 13 grupos de diferentes projetos participaram da coleta. Conseguiram coletar quase 300 mil pesos cubanos (moeda nacional), destinados aos vários serviços do programa voltado para os anciãos.

Trabalho imprescindível dos voluntários e colaboradores

Maritza ressalta o trabalho das Caritas diocesanas, em particular dos voluntários e dos colaboradores das paróquias e das comunidades. Além disso, “o apoio dos nossos pastores, bispos e sacerdotes, com suas cartas e homilias, foi fundamental não somente no que diz respeito ao aspecto material, mas também, e não menos importante, para alcançar os objetivos educacionais da Campanha”.

Embora a Campanha Caritas tenha um caráter nacional, mesmo aqueles que não residem no país podem também enviar suas ajudas mediante o site web da organização Friends of Caritas Cuba (www.friendsofcaritascubana.org), conclui a referida nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here