Sínodo: apresentado esboço da Carta aos jovens de todo o mundo

Foi apresentado nesta quarta-feira o projeto da “Carta do Sínodo aos jovens de todo o mundo” e teve início a reflexão sobre o projeto do Documento final, entregue ontem a os Padres sinodais. Nesta manhã, 24 de outubro, a 19ª Congregação Geral viu à apresentação das primeiras propostas de acréscimos e alterações aos dois textos.

Isabella Piro – Cidade do Vaticano

Foi Dom Emmanuel Gobilliard, bispo auxiliar de Lyon, França, e membro da Comissão criada para este fim, a ler na Sala do Sínodo  na manhã desta quarta-feira a proposta da “Carta do Sínodo aos jovens do mundo inteiro”.

O texto, ainda provisório, visa interpelar cada jovem, dando a ele esperança e encorajamento, com a certeza de que a Igreja caminha junto dele. Portanto, expressando gratidão aos redatores, os 253 Padres Sinodais presentes na Sala propuseram acréscimos e emendas,  tanto ao esboço da Carta quanto ao projeto do Documento final, definido como harmonioso em sua estrutura.

Discernimento espiritual e decisões operacionais

A oração da Hora Terceira, com uma passagem da Primeira Carta de Pedro,  abriu a 19ª Congregação Geral: um texto com muitas afinidades com o trabalho do Sínodo, como observado por um Padre Sinodal responsável pela meditação.

Na passagem bíblica, de fato, Pedro encoraja os cristãos a fazerem o justo discernimento espiritual em vista de uma decisão, deixando uma certa “sonolência” em que  parece estar hoje a Igreja.

Disto, o chamado para abandonar o conformismo mundano, não deixando-se condicionar pela mídia ou pela opinião comum, verdadeiros “bombardeios que impedem o discernimento”, para tomar em vez disto, “decisões operacionais” nas Igrejas locais, porque o “Sínodo mais verdadeiro tem início em 29 de outubro”, uma vez concluídos os trabalhos na Sala do Sínodo.

Por fim, foi observado como a Primeira Carta de Pedro termina com uma dupla exortação, aos idosos e aos jovens, exatamente como são os participantes da Assembleia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here