41ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO CNLB PROMOVE REFLEXÃO SOBRE A PROFECIA DO LAICATO, NOS DIAS 8 A 11 DE JUNHO

Entre os dias 8 e 11 de junho de 2023, a arquidiocese de Olinda e Recife sediará a 41° Assembleia Geral Ordinária (41° AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), no Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE). A iniciativa reunirá 215 participantes, vindos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estando representadas 87 dioceses e 15 movimentos eclesiais nacionais.

O encontro tem como objetivo rezar a profecia dos cristãos leigos e das cristãs leigas e irá refletir sobre a evangelização nas comunidades a partir de temas importantes, a exemplo do diálogo entre fé, educação e cultura, o protagonismo das juventudes, dentre outros.

“Uma assembleia é sempre momento oportuno de avaliação e reflexão da caminhada, bem como de celebração dos avanços e desafios que experimentamos em nossa missão de organizar e representar o laicato no Brasil. Esta Assembleia, porém, se reveste de outros elementos que a tornam histórica”, afirma o CNLB.

O tema escolhido para pautar todo o processo de construção da 41° AGO é “A profecia do laicato”. Este tema foi proposto dentro do itinerário do jubileu de 50 anos do CNLB: profecia (2023), testemunho (2024) e memória (2025), cada ano com um tema central para ser celebrado nas atividades do organismo.

O lema iluminador da Assembleia “Cristãs leigas e leigos: Não deixemos morrer a profecia”, é uma citação direta de dom Helder Câmara, que foi arcebispo de Olinda e Recife, no período de 1964 a 1985. Já a iluminação bíblica da Assembleia, tirada do Evangelho de Lucas “Ele me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres” (4,18), se comunica intimamente com o lema e constitui um chamado que ecoa constantemente para que o CNLB renove sua vocação profética de transformação da sociedade, vocação privilegiada.

“Lema e iluminação marcaram profundamente o processo de construção da metodologia e liturgia desta Assembleia, privilegiando a dimensão orante e celebrativa, com momentos que facilitarão a reflexão de vida e missão e que possibilitarão encontros e partilhas na grande festa do laicato do Brasil”, afirma o CNLB.

Identidade visual

O cartaz da Assembleia foi idealizado pelos leigos Isaías Araújo e Yves de Lima Justino, ambos da cidade de Natal (RN). Segundo os autores, os elementos que compõem a arte dialogam com a diversidade de Igreja e seus aspectos teológicos fundamentais. Além disso, o visual faz referência à cultura do estado de Pernambuco com uma paleta de cores extraída da logo do CNLB e do Ano Vocacional da Igreja no Brasil.

Sobre seus sentidos e significados – 1. Bandeiras coloridas anunciam as festas juninas junto à logo do CNLB;
2. Destacado ao centro o número e título da assembleia;
3. Compondo a imagem principal temos o sol amarelo do amanhecer e o sol alaranjado do entardecer; a cruz peitoral de dom Helder Câmara; e em linha várias pessoas que compõe a diversidade da igreja (as imagens não tem rosto para demonstrar a subjetividade dessas pessoas).
4. Em marca d’água temos a silhueta do Papa Francisco e dom Helder Câmara olhando para fora, para além, o olhar da Igreja em saída. Esses elementos estão mais claros para demonstrar que mesmo não estando presentes fisicamente os mesmos compõem a nossa caminhada.
5. Por fim as informações do encontro: lema, iluminação bíblica data e local.

Coletiva de imprensa 

O CNLB e a arquidiocese de Olinda e Recife convidaram os profissionais de comunicação para participar de uma coletiva imprensa de apresentação da 41ª Assembleia Nacional do Laicato do Brasil, no dia 7 de junho, às 10h30. Durante a entrevista serão apresentados os detalhes da organização, estrutura e programação do encontro, que é um dos maiores eventos para os leigos e as leigas da Igreja no Brasil.

A coletiva será transmitida via redes sociais do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), para todos os Cristãos Leigos do Brasil.

Com informações do CNLB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here