“Dom Luciano Mendes de Almeida” reconhece trabalhos que tenham novas formas de expressão

Criado em 2016, o prêmio para a internet “Dom Luciano Mendes de Almeida” representa um passo importante da entidade no acompanhamento das novas formas de expressão e das redes sociais. Destacando as iniciativas e os mecanismos próprios da internet que revelam instrumentos para evidenciar valores humanos e éticos, o prêmio é uma homenagem a dom Luciano Mendes de Almeida, ex-secretário e presidente da Conferência, falecido há 12 anos.

Portal “Só Notícia Boa” foi um dos vencedores do prêmio em 2017

Envolvendo três categorias: portais, sites e blogs; iniciativas nas redes sociais e aplicativos para celular, a premiação é um instrumento de reconhecimento para trabalhos que são realizados com base na rede mundial de computadores com particulares acentos no uso das novas tecnologias e da nova percepção ambiental da comunicação.

Conforme já explicado pelo padre Rafael Vieira, assessor de imprensa da CNBB, o prêmio “Dom Luciano Mendes de Almeida” é uma resposta do episcopado frente ao fenômeno da rede mundial de computadores e fecha um ciclo, de grandes homenagens da CNBB às mídias antigas e novas.

Para a premiação, que está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro, poderão participar trabalhos que demonstrarem em sua concepção e realização, traços de inovação e criatividade tanto no âmbito da Igreja como no da sociedade em geral. Na categoria sites/portais e blogs, por exemplo, qualquer página de hipertexto com informações em gráficos ou multimídia poderá se candidatar.

Já na categoria das iniciativas com redes sociais, todos os projetos lançados nas redes sociais para criar laços entre pessoas em vista da apresentação, defesa e engajamento em uma causa religiosa ou social poderão concorrer a premiação. Por último, na categoria dos aplicativos todos os softwares desenvolvidos para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel poderão disputar o prêmio.

A seleção – Todos os inscritos e indicados ao prêmio “Dom Luciano Mendes de Almeida” são apresentados a um grupo especial de seleção, neste caso constituído por professores da área tecnológica da Universidade Católica de Salvador (BA). Posteriormente, os trabalhos são analisados por um júri constituído de 5 bispos que realizam a seleção final dos trabalhos e atribui os ganhadores.

Ano passado, os vencedores da categoria “Portal, sites e blogs” foram o “Portal a12.com”, “Só Notícia Boa” e “Retratos da escravidão”. Na categoria “Iniciativas em Redes Sociais” os vencedores foram “SP Invisível”, “Conectados” e Bsb Buraco”. Já os aplicativos foram “Renascidos em Pentecostes”, “Louvemos o Senhor” e “Senhor do Bonfim”.

 

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here