3º Domingo do Advento: 11/12/2022 (Mt 11,2-11)

    Texto referencial: Jesus respondeu-lhes: “Ide e contai a João, o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os paralíticos andam, e os leprosos ficam curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres.” “E feliz aquele para o qual, não sou motivo de queda.” (Mt 11,4-6) Depois Jesus continuou, falando de João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço que o vento balança? Que fostes ver então?” (…) “Na verdade vos digo, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém, maior do que João Batista; no entanto, o menor do Reino dos céus é maior que ele.” (Mt 11,9-11)

    No 3º domingo, é ainda, João Batista que está em cena, preparando a chegada do Messias. Como o faz? Anunciando-o com palavras, testemunhando-o com atitudes proféticas e pagando com a vida, o anúncio e testemunho: está na prisão, onde foi decapitado. Tudo tem seu custo. Nunca foi fácil ser discípulo de Jesus Cristo. Também, hoje, há outros “João” na prisão. Além do mais, há os que são proibidos de falar de Cristo. Existem outrossim, países, nos quais a Bíblia, ainda hoje, não só, não é aceita, mas até violentamente rejeitada. A mensagem de Cristo mexe com os corruptos e com todos os que têm peso na consciência.

    Herodes admirava a João Batista. Sabia que era um homem, diferente dos outros, não só na vestimenta e na comida. Era diferente sem dúvida, mas no modo de ser, agir e mostrar sua inquebrantável fidelidade a Deus. Por isso, Jesus o louvou: “o canonizou”, afirmando ser ele, o maior dos nascidos de mulher. Mas Jesus, também não nasceu de mulher? Sim. Da maior mulher que a terra viu nascer. Mas o verbo encarnado: é único, infinitamente maior: nasceu por obra do Espírito Santo. Maria colaborou, com a edificação do Reino, de modo todo especial. Fez sua parte: somente dela. Contudo, também a nós, não cabe ajudar? Sem dúvida. Como o fazemos?

    Na vida presente, ou seja, em nossos dias, nem tudo é claro. O pecado ofusca, quando não impede a visão e a audição dos cristãos. No discipulado de Jesus, não se age sem fé e não se corresponde sem amor. Por isso, o Batista pregou a necessidade urgente de conversão. De mudanças na vida. No entanto, João Batista perguntou: és tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro? João, então, duvidava daquele que anunciava? Não. Morreu, por Ele. Ele (João), apenas, não podia entender, que Jesus fosse tão diferente de toda a tradição religiosa anterior. João quis ser fidelíssimo.

    Repito: João Batista não podia pensar que o venturo Messias, já presente, no entanto, de modo velado, fosse tão diferente, de tudo aquilo, que os outros profetas, tinham anunciado. E Maria, a maior personagem do advento, podia entender, tudo o que o Filho anunciava e porque assim agia? Em nossas vidas, não há também, momentos difíceis? Quase inaceitáveis pela lógica aristotélica? Sim. Por isso, convêm sempre, voltar ao Credo e seu conteúdo. Analisar os “sinais” do verdadeiro Deus: imitando Maria Santíssima, a primeira doutora da fé e a maior discípula de Jesus. Igreja que Ele fundou, nós ainda hoje, não sabemos devidamente vivenciar. Infelizmente há contratestemunho.

     5º Conclusão. O Natal está se aproximando. Nas ruas há enfeites e nas casas o pinheirinho, já é visível. E nossa preparação, já é constatável?

    + Dom Carmo João Rhoden – SCJ

    Bispo Emérito de Taubaté –SP

    Presidente da Pró Saúde.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here