3º Domingo do Advento

    “Vinde, Senhor, para salvar, para salvar o vosso povo”. (Sl 145 -146)

     Celebramos neste final de semana o terceiro do tempo do Advento. Já estamos chegando ao final desse período do Advento e o Senhor já se aproxima. Este é o domingo da alegria, “Gaudete”: a Igreja se reveste da cor rosácea, ou seja, um roxo mais suave. É acesa a terceira vela da coroa do Advento, que pode ser rosa. Nesse domingo, a coroa estará quase completa, significando que a luz esta cada vez mais perto de nós.

    Somos convidados a continuar com as nossas velas acesas e em oração e vigilância, aguardando o Senhor que virá. Ao longo dessa semana podemos realizar a nossa confissão sacramental (os mutirões de confissões já iniciaram), iniciar a Novena de Natal (os textos estão nas paróquias), e, se ainda não iniciamos, começar a montar o nosso presépio em casa. Dessa forma nos prepararemos espiritualmente para a chegada de Jesus. É comum em algumas regiões, neste terceiro domingo do Advento levar o menino Jesus para ser abençoado pelo sacerdote na Igreja.

    Neste final de semana, a Igreja realiza a coleta para a Campanha de Evangelização, que nesse ano tem o seguinte tema: “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”. Toda a coleta arrecadada na missa desse domingo será destinada para a Evangelização na sua diocese, no regional da CNBB e para os projetos nacionais que chegam na sede da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O auxílio para esses projetos financiados por essa campanha será encaminhado para os locais de missão da Igreja, em projetos previamente aprovados e auditados por auditores externos. A Igreja precisa de recursos para evangelizar nos hospitais, presídios, nas dioceses mais longínquas e pobres. Além do recurso humano, é preciso o recurso material para poder levar adiante a Palavra de Deus. Sejamos generosos em nossa oferta desse domingo, pensando naquelas pessoas que estão sedentas em receber o anúncio da Palavra.

    A primeira leitura deste terceiro domingo do adventgo é do livro do profeta Isaías (Is 35, 1-6a. 10). O profeta Isaías é um grande profeta do antigo testamento, muito presente durante esse tempo do Advento e considerado um profeta visionário, ou seja, tinha visão de futuro. O profeta estava no contexto do retorno do povo do exílio da Babilônia, e enxergava dias de paz e alegria para Israel, com a chegada do Messias. O Messias selaria uma nova e eterna aliança entre Deus e a humanidade e a salvação seria para todos.

    Isaías exorta as pessoas para retomarem o ânimo e ter coragem de seguir em frente, pois a salvação se aproxima. A luz vem para iluminar as trevas e o caminho tortuoso se tornará reto. O Senhor virá para salvar a todos, abrirá os olhos dos cegos e descerrará os ouvidos dos surdos. Na verdade, abrirá os olhos dos cegos para enxergarem a presença do Senhor e descerrará os ouvidos dos que estavam surdos para ouvirem o Senhor que os chama.

    O salmo responsorial é o 145 (146) e o refrão do salmo pede para que o Senhor venha e não demore, que venha logo salvar o povo que andava nos caminhos da escuridão e do pecado. O Senhor precisa vir para libertar esse povo do pecado e os conduzir para a luz. “Vinde, Senhor, para salvar, para salvar o vosso povo”.

    A segunda leitura é da carta de São Tiago (Tg 5, 7-10). Tiago exorta a comunidade a permanecerem firmes na fé, até a vinda do Senhor, que não se daria logo naquele momento, pois ninguém sabe qual será o dia ou a hora, mas somente o Pai que está no céu. Muitas pessoas, no início da Igreja primitiva, acreditavam que a segunda vinda de Cristo se daria logo, ou seja, se daria de forma iminente, mas Tiago exorta a comunidade a permanecer firme na fé e aguardar com paciência o dia da vinda do Senhor. Essa palavra serve para nós, hoje, também, para que aguardemos com fé e vigilância a vinda do Senhor.

    O Evangelho deste domingo é de Mateus (Mt 11, 2-11). João estava na prisão e ouvia tudo o que Jesus estava realizando. Diante disso, enviou alguns discípulos para perguntar a Jesus se era ele mesmo o Messias ou deveria esperar outro. Jesus diz aos discípulos para contarem a João tudo aquilo que eles estavam ouvindo e vendo.

    Os paralíticos estavam voltando a andar, os cegos estavam enxergando, os surdos estavam ouvindo, os leprosos estavam sendo curados, os mortos ressuscitando e os pobres estavam sendo evangelizados. Jesus diz que feliz aquele que não se escandaliza por causa dele. Os discípulos de João partiram e Jesus conhecendo tudo o que João Batista fez, começou a falar dele para as multidões.

    Jesus diz que João Batista é mais do que um profeta, ele é o mensageiro de Deus, aquele que veio para preparar o caminho do Senhor, veio para aplainar as veredas, endireitar os caminhos tortuosos e iluminar a vida daqueles que viviam nas trevas. Jesus ainda diz que de todos os homens que nasceram, nenhum é maior que João Batista. O menor no reino dos céus é maior do que ele.

    Sejamos como João Batista e do mesmo modo que ele, que possamos ser profetas nos dias de hoje. Preparemos a nossa casa para a chegada do Senhor, anunciemos Jesus Cristo em nosso trabalho, entre os vizinhos, familiares e em nossa comunidade. Anunciemos para as pessoas o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo, o mistério da encarnação. Aproveitemos bem estas últimas duas semanas do Advento até o Natal.

    Vem, Senhor Jesus!

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here