3 lições do Diário Espiritual de Conchita Cabrera

Conchita Cabrera disse que “o coração da mulher é capaz dos maiores sacrifícios e quando movido pela graça divina pode atingir uma perfeição altíssima”.

ABeata María Concepción Cabrera Arias , mais conhecida como Conchita Cabrera, foi uma mulher mística – à frente do seu tempo – que soube viver a sua feminilidade e partilhá-la com outras mulheres através da sua vida e dos seus grandes tratados, particularmente do seu Diário Espiritual . 

Nele, ela aborda suas experiências com Deus por meio do lindo dom que Ele lhe deu de ser mulher, amiga, esposa e mãe de nove filhos, a quem educou com amor, convidando-os a viver autenticamente sua fé. 

Um exemplo a seguir para as mulheres

Para esta abençoada talentosa, o mais valioso de sua vida foi seguir a voz de Deus. Ela mesma disse: “Desde que aprendi, meu Deus, a te dizer sim, não há mais lutas na minha vida, não há mais tristezas para mim”. 

O seu testemunho de virtude é luz para cada mulher que deseja ser virtuosa e viver a sua feminilidade de forma calorosa, seguindo a vontade de Deus; Portanto, podemos olhar para o exemplo da Concha de Armida, como carinhosamente a chamam.

Apresentamos a você essas qualidades da Concha que vão te ajudar a ser uma mulher plena que destaca a beleza que Deus dá a cada uma de suas filhas; para que você possa alcançar a santidade como ela fez. 

1 AMOR EXTRAORDINÁRIO

Conchita disse que “só o amor de Deus pode transformar o coração de uma mulher”.

Ela se apaixonou por Deus de tal forma que, ao se apaixonar por Ele e saber que o próprio Deus era seu objetivo, mais tarde se apaixonou por seu muito querido Pancho Armida, com quem se casou após nove anos de namoro. 

«Nunca me preocupei com o namoro no sentido de que me impedisse de ser menos de Deus. Foi tão fácil para mim juntar as duas coisas. Quando fui para a cama, quando estava sozinho, pensei em Pancho e depois na Eucaristia, o que foi a minha alegria.

2 UM CORAÇÃO ABERTO À MATERNIDADE

Concha nos mostra a beleza da maternidade aberta, pois Deus lhe deu nove lindos filhos que ela criou com valores e, claro, o ingrediente perfeito: o amor.

Como toda mulher, ela tinha o sonho – por natureza – de ser mãe desde pequena. Algumas mulheres são chamadas à maternidade espiritual – como aquelas que Deus chama a consagrar a vida e que adotam e rezam espiritualmente por muitos filhos – enquanto outras são abençoadas com o dom de gerar a vida e de dar à luz. 

No caso de Conchita, ela foi mãe nos dois sentidos, pois dedicou grande parte da sua vida à oração por todos os sacerdotes, fundando posteriormente o Apostolado da Cruz.

Sinto que minha missão é ser mãe. Com infinito ardor desejo abraçar em minha alma o amor de todo o Céu e da Terra; O imenso e maternal amor de Maria. (CC 58,44).

3 ARDILOSO

Esta bendita mulher dizia: “A mulher tem uma astúcia natural que não existe no homem”, porque sabia dirigir-se aos outros e sempre fazia o que tinha que fazer no momento exato. 

Além disso, ela buscou constantemente maneiras de divulgar o Evangelho de forma inteligente, inspirando muitas outras mulheres com quem conheceu, bem como em outros aspectos de sua vida. 

Graças à Concha de Armidia podemos confirmar que as mulheres têm um papel valioso e que Deus as criou com uma beleza e uma força singulares para serem amadas, respeitadas e valorizadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here