3° Domingo do Tempo Comum: domingo da Palavra de Deus (Mc 1, 14-20).

    Texto referencial: “Convertei-vos e crede no Evangelho.”

    Segundo Marcos, foi esta a primeira mensagem de Jesus aos galileus de então, e hoje, com maior razão, também a nós. Alguém tem dúvidas disso? Sem conversão não há salvação, e essa não acontece, sem a vivência autêntica da fé, como dom de Deus. A pós-modernidade se distingue, pela falta de convicção cristã e pelo surgimento de novas igrejas e denominações. Essas, surgem como verdadeiros cogumelos, ou como verdadeiros novos supermercados, onde se podem adquirir todos os produtos religiosos. Os novos profetas gritam, quando não vociferam, citando o Evangelho, principalmente os textos que dizem respeito ao dízimo, sem esquecer as oportunas ofertas. Se Jesus, hoje, entrasse em nossas igrejas, teria bastante trabalho, mas não sei se muito sucesso para purificá-las, ou seja, convertê-las. Nossa época é carente de grandes ideais, de mega relatos e de grandes profetas.

    Jesus continua, também hoje, chamando e dizendo: “Vinde e segui-Me”. Se falta, então, adesão, não é por falta de audição, mas de fraqueza religiosa dos ouvintes. Somos anêmicos e subdesenvolvidos na fé. Para os novos pescadores, não faltam peixes…, mas rareiam os pescadores, ou então suas iscas não apetecem aos peixes hodiernos. Outrora, os convidados seguiram imediatamente Jesus e permaneceram com Ele.

    Para seguir Jesus, hoje, como outrora, é preciso abandonar velhos e superados métodos e pastorais; em certos casos, também pai e mãe, como fizeram os primeiros discípulos, mas certamente não mulher e filhos…, isso Jesus não pediu, aliás, até proibiu. O que Jesus deixou bem claro, é que Ele deve ser nosso primeiro e maior amor. Diante Dele, portanto, tudo se relativiza. Até a própria vida pessoal. “Quem puder entender, entenda”. Certamente, então, não faltará ajuda do alto.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here