29º Domingo e mês das Missões

    A Igreja peregrina é por sua natureza missionaria. Pois ela se origina da missão do filho e da missão do espirito santo, segundo designo de Deus Pai (Ad Gentes2).

    Uma profecia. Isaías tem 4 cânticos sobre o servo sofredor. Quem é este misterioso personagem, cuja missão, somente, no Novo Testamento, fica bem esclarecida? É Jesus Cristo, o verdadeiro servo de Deus: que veio oferecer sua vida, para a salvação da humanidade pecadora. Ele é obediente a Deus, humilde justo e fiel. Vai ser julgado e condenado à morte, mas haverá de vencer, pois, cumprirá fielmente, sua missão como, Messias prometido.

    Uma identificação: O autor da epístola aos hebreus, vai chamar esse servo, de sumo sacerdote, segunda a ordem de Marquisedeck. Ele, não vai oferecer sacrifícios, como no Antigo Testamento. Vai, isso sim, fazer a oblação de sua vida a Deus, pela salvação de todos. Veio ao encontro nosso, mostrando-nos que Deus é Pai amoroso. Por isso, é preciso amá-lo; obedecer-lhe sem medo. Presta-lhe culto cordial e filial.

    No mundo há duas lógicas: a de Deus e a dos homens: estes como João e Tiago querem sempre os primeiros lugares e ser servidos. Mandar. São gananciosos e chegam a ser até violentos. Vemo-los, hoje em dia em toda parte. Jesus, no entanto, veio para servir e valorizar a todos, mormente os indefesos e marginalizados. Quer convivência pacífica: respeito dos direitos de todos. Na realidade do mundo de hoje, vale a lei dos mais fortes, dos poderosos. Por isso, há tanta injustiça, insatisfação e mortes. Vendo a atitude de João e Tiago, os outros discípulos se revoltaram. Queriam eles também, algum Ministério no governo do Reino de Deus… Nós, no entanto, senão tivéssemos sido servidos, não estaríamos aqui, para contar nossa história. Cabe-nos, então, tirar a conclusão mais oportuna.

    Onde e como, você quer ser feliz: nesta ou na outra vida? Em ambas, não dá de consegui-lo; se nesse mundo, alguém abusam do poder, do ter, do prazer, pode até consegui-lo, pois é livre e nacional. Se você, porém quiser, ser feliz na eternidade, então, é preciso agora amar, fazendo o bem, ser justo e correto. Aconselho, eu, então não fazer mau negócio: o tempo passa célere. Por enquanto é difícil, alguém passar dos 100 anos…. A eternidade, porém, não tem fim. Cristo não precisa de conselheiros, mas de servidores de um mundo melhor, aqui. Por isso, é preciso frequentar sua escola. Esta, está a provada para se conquistar a felicidade, e não apenas, a do professor Raimundo, pois esta pode ser boa para rir e passar o tempo, nem a do filósofo Nietsche e dos seus pretensos super homens. Estes podem talvez tornar-se candidatos ao manicômio, pois, geralmente, não sabem ler bem o evangelho…

    Mês de outubro: mês das missões. Jesus foi o grande missionário. Veio do Pai ao nosso encontro, trazendo a Boa Nova, da salvação e do convite para todos lutarmos, por um mundo melhor: novo, mais fraterno e justo. Quer nos, como seus enviados: seus missionários. Ide, disse Ele, pelo mundo todo e fazei discípulos meus, todos os povos. Os meios de comunicação social, hoje em dia, fazem propaganda das realidades deste mundo. Fazem-no, até, com, rara competência. Contudo nós, cristãos, não estamos, porventura, cansados, ou até às vezes, um tanto mal humorados? Para onde caminha o mundo atual? O mês de outubro nos apresenta, grandes missionários, entre eles; São Francisco, Santa Terezinha, João XXIII, São Lucas. A quem imitaremos nós?

    Em tempo: não posso esquecer de nossa mãe Maria, a mãe de Jesus e Sua melhor discípula. Rezemos todos pelo Brasil e pelos brasileiros, pois Ela é nossa grande intercessora e protetora. O Brasil deve aprender a amá-la e ouvi-la mais e melhor.

    Comemoração de São Lucas e dia dos Médicos, que Deus os inspire sempre e ilumine. Quem não lhes deve nada? Eu pessoalmente lhes devo imensa gratidão. Muitos são verdadeiros anjos da vida e da saúde Parabéns a todos, especialmente aos da Santa Casa de Curitiba e da Pro Saúde Parabéns e longa vida a todos e todas.

     

    +Carmo João Rhoden, scj

    Bispo Emérito de Taubaté-Sp

    Presidente da Pró Saúde

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here