1ª Catequese Quaresmal – Oração

    Ao longo do tempo da Quaresma somos convidados a experienciar três práticas espirituais que nos ajudam a bem viver esse tempo. Essas práticas são: Jejum, Oração e Caridade. Dessas três práticas espirituais, uma depende da outra, ou seja, para o jejum ter sentido é necessário rezar, e a caridade é como se fosse o gesto concreto do Jejum.

    O forte do tempo da quaresma é a penitência, e essas práticas são penitenciais, ou seja, devem visar a nossa mudança de vida e a nossa conversão. Não devemos fazer uma penitência de qualquer jeito ou porque simplesmente achamos bonito. A penitência consiste em rezar mais, ou seja, intensificar a vida de oração, tirar algum alimento ou bebida, e ainda realizar obras de caridade. Somos convidados a iniciar o tempo quaresmal de uma maneira e terminar de outra.

    Essas três práticas quaresmais nos ajudam a vencer as tentações, Jesus enquanto esteve no deserto sofreu as tentações e as venceu por meio da oração e do jejum. Por isso, somos convidados a intensificar nossa vida de oração nesse tempo quaresmal. Algumas paróquias ao longo do tempo quaresmal propõem aos fiéis a missa penitencial, ou todos os dias, ou ao menos às quartas e sextas-feiras de madrugada. Essa é uma forma de intensificar a vida de oração. Outras formas de intensificar a vida de oração ao longo desse tempo é reservar uns dez minutos pela manhã para meditar o evangelho do dia e mais dez minutos a noite para agradecer por mais um dia de vida.

    Outra forma de oração penitencial ao longo desse tempo quaresmal é a Via Sacra, normalmente ocorre as sextas-feiras da quaresma. A Via-Sacra é uma maneira de lembrarmos o percurso de Jesus do Calvário até a crucificação. Podemos, ao longo dessa oração, reparar os nossos pecados aos sofrimentos de Cristo. Se não der para realizar a Via-Sacra em sua paróquia ou comunidade, realize na sua casa com sua família ou com seus vizinhos. O importante é lembrar de certa maneira dos sofrimentos de Cristo por amor a todos nós.

    Outra forma de oração ao longo desse tempo quaresmal é participando da celebração penitencial em preparação ao Sacramento da Confissão. Se cultivarmos bem a vida de oração realizaremos uma boa confissão. A celebração penitencial nos ajuda em nosso exame de consciência e a nos prepararmos melhor para a confissão.

    Ao longo desse tempo quaresmal podemos cultivar como forma de oração a reza do terço em algum momento do dia. Por meio da reza do terço contemplamos o mistério salvífico de Cristo por nós, desde a sua concepção até a morte e ressurreição. Podemos conseguir grandes graças por meio dela, além da nossa paz interior.

    O tempo da quaresma é um tempo forte para nos reconciliarmos com Deus, por vezes nos distanciamos e acabamos deixando de lado o nosso relacionamento com Ele.  Dependendo de certas situações que ocorram em nossa vida, acabamos colocando a “culpa” em Deus e o deixamos de lado, esquecemos d’Ele, e só vamos lembrar quando o calo aperta. Mas Deus nunca se esquece de nós, está sempre esperando por, é como o Pai do filho pródigo, mesmo o filho tendo se desviado e escolhido outros caminhos, o Pai o acolhe de braços abertos quando ele retorna. Esse retorno à casa paterna só será possível por meio da conversão e oração.

    A nossa oração não deve ser feita de qualquer modo ou apenas para os outros verem, a nossa oração deve ser feita de todo o coração, e a melhor forma de fazê-la é no quarto com a porta fechada, onde somente Deus verá. Ela pode ser feita em qualquer lugar, desde que não seja apenas para que os outros vejam. A verdadeira oração é aquela que brota do coração e não devemos pedir coisas somente para nós, mas para nossa família e amigos também. Ao longo da oração podemos pedir também o perdão dos pecados e a paz interior. Por fim, a oração deve nos levar a uma conversão e mudança de vida.

    Por meio do nosso batismo somos chamados a ser Sacerdotes, profetas e reis, e sal na terra e luz no mundo. Ao sermos batizados e nos tornarmos sacerdotes, profetas e reis, somos chamados a anunciar a Palavra de Deus aos outros e converter muitos corações por meio da oração. A oração nos ajudará nesse caminho de santidade e vivenciar na pratica a fé cristã. A partir da oração podemos amar mais o próximo, servir ao doente, cuidar da criança e partilhar o alimento com o necessitado. Por meio da vida de oração nos tornaremos bem-aventurados e merecedores da vida eterna.

    Meus irmãos, a verdadeira oração é aquela que nos leva à ação, ou seja, se pedimos a Deus que nos perdoe de nossos pecados, devemos também perdoar aos nossos irmãos, se pedimos o pão nosso de cada dia, devemos ajudar aqueles que pouco ou nada têm. Por isso, como foi dito, a Oração, o Jejum e a Caridade estão intimamente ligadas, uma depende da outra.

    Intensifiquemos a nossa vida de oração ao longo desse período quaresmal e busquemos uma conversão total de vida, trilhando o caminho de santidade. Com os joelhos no chão, alcançaremos muitas graças de Deus e se a nossa oração nos levar a ação teremos um mundo melhor. Amém!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here