1° Domingo da Quaresma. (Evangelho: Mc 1, 12-15). 18/02/24

    Três evangelistas descrevem o fato da provocação (tentação) de Satanás em relação a Jesus. Mateus e Lucas narram, até quais foram as tentações. Marcos, não. O resumo do texto de Marcos, lido até nas entrelinhas é: a) Jesus é o verdadeiro Adão, que tentado, não caiu. Venceu o inimigo. b) Por isso, não foi hostilizado pelos animais e até servido pelos anjos. c) Quem levou Jesus, para o deserto, foi o Espírito que Ele recebera no batismo. d) Jesus, tendo vencido o maior inimigo, vai pregar, evangelizar, assumindo a missão. e) O conteúdo é: o tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho. f) O que pede Jesus? Conversão e fé. Não é isso que, também, hoje, se pede de todos nós? g) Meditando o texto de Marcos e comparando-o com Mateus e Lucas, que podemos, então, inferir? h) Que as tentações de Jesus são, hoje, as nossas. i) Ele venceu, porque amava a Deus sobre todas as coisas.

    Mas, no fundo, qual foi o pecado dos primeiros humanos? O nosso… o de ontem, o de hoje e de sempre: querer ser igual a Deus, não obedecer-Lhe. Não aceitar a finitude. Jesus é o Verbo Encarnado, igual ao Pai, se fez igual a nós, menos no pecado, para que nós, nos tornemos semelhantes a Ele, pela vocação à santidade. Quais são, então, as atitudes do homem de hoje? Muitas vezes o tédio, o orgulho, a falta de sentido na vida, ser plenamente independente de Deus e não receber ordens do alto. Sartre afirmou: “Se Deus existe, eu quero sê-lo”. Coitado… Adão, hoje, sou eu, és tu, somos nós. Eva: é a mulher. Assim, a história continua. Jesus, pelo contrário, foi respeitado, até, pelos animais e servido pelos anjos. Até quando, entenderemos, esse Evangelho para vive-lo? Possa, a CF (Campanha da Fraternidade), nos ajudar a aprofundar melhor, nossa missão, em nossos tempos. Boa Quaresma para todos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here