XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

    “Senhor, quem morará em vossa casa? Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor” [Sl 14(15), 1a.3cd-4ab].

    A Liturgia do Décimo Sexto Domingo do Tempo Comum, nos convida a refletir sobre o acolhimento à Palavra Salvífica do Senhor. As Leituras propostas para este domingo se desdobram sobre a presença da Palavra no meio de nós, bem como o próprio Verbo Encarnado que se faz presente, por isto, devemos dar a atenção devida à presença da Palavra.

    A Primeira Leitura retirada o Livro de Gênesis (Gn 18,1-10a), demonstra o acolhimento de Abraão à Deus, onde Abraão recepcionou os Três Homens e pediu que eles permanecessem com eles, pois Deus o agraciou com a sua presença. Abraão não mediu esforços em recepcioná-los, dando-lhes as melhores comidas preparadas para eles, sinal de fraterno amor e acolhimento, sendo aquele que partilha e, consequentemente, é agraciado.

    O Evangelho de Lucas (Lc 10,38-42), é relatado a visita de Jesus a casa de Marta e Maria, em que Maria sentou-se e ouvi as Palavras de Jesus e Marta permaneceu a trabalhar. Incomodada com a sua irmã, Marta aponta aquilo para Jesus, entretanto ele a adverte: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (cf. Lc 10,41b-42). E a advertência que Jesus transmite a Marta é uma reflexão também para nós que, muitas vezes, esquecemos de perceber a presença do Altíssimo junto a nós devida a tantas preocupações em nossas vidas.

    E a Segunda Leitura extraída da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 1,24-28), Paulo demonstra que ao acolher a Palavra de Jesus, torna-se cooperador à construção da Igreja, bem como se solidariza junto dela. Tudo isto em razão de conhecer Aquele que nos amou por primeiro e se fez vítima como sinal de salvação por todos nós. Portanto, “nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo” (cf. Cl 1,28).

    Que a graça da Liturgia deste Décimo Sexto Domingo do Tempo Comum, suscite em cada um nós a própria graça da escuta e hospitalidade da Palavra de Deus como a base que nos sustenta a propagar a misericórdia de Deus a todos a nossa volta.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here