Vocação para os ministérios e serviços na comunidade

    Dentro da perspectiva do mês de agosto, que é o mês vocacional, recordamos no quarto domingo do mês a vocação do leigo, ou seja, de todo batizado e, em especial, a sua vocação para os diversos ministérios e serviços na comunidade, em favor da edificação do Reino de Deus.

    O dia do leigo é celebrado na solenidade Cristo Rei, no último domingo do Tempo Comum, mas nesse quarto domingo de agosto recordamos a vocação de todos os batizados, que são chamados por Deus a serem discípulos e missionários de Jesus.

    Todos os batizados são chamados por Deus a servi-lo na comunidade de alguma forma. Desde o nosso batismo, Ele nos escolhe e nos envia para sermos sacerdotes, profetas e reis. E ainda, sal e luz na vida das pessoas. Cabe a todo batizado rezar e pedir a luz do Espírito Santo para indicar em qual vocação ou serviço na comunidade Deus lhe chama.

    Dentro da comunidade paroquial existem diversos ministérios e serviços que podemos participar, como ministério de leitor, anunciando a Palavra de Deus à comunidade e partilhando essa palavra com quem precisa. Os batizados podem participar do ministério de música, animando a vida da comunidade e louvando o Senhor através da música. E, ainda, como ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, partilhando com a comunidade o pão espiritual. E têm muitos outros serviços e ministérios que os leigos podem participar na comunidade.

    O que não pode, sobretudo nos dias de hoje, é ter cristãos católicos “tímidos” e acomodados. O cristão católico deve ser protagonista nos dias de hoje e fazer algo como consequência na participação do preceito dominical. O cristão católico dos dias de hoje deve visitar os enfermos, trabalhar como voluntário nas associações católicas de assistência social, confortar os enlutados, ajudar os pobres e serem missionários.

    A comunidade deve estar preparada para acolher a todos que queiram chegar para ajudar e somar. Sempre tem espaço para mais um, nunca podemos dizer que já está completo ou o time já está fechado. Devemos ser sempre comunidade acolhedora, disposta a se abrir ao novo. As pessoas passam, inclusive o padre passa, por isso sempre é necessário a renovação, ou ter um grupo grande pessoas, pois se uma pessoa deixa o serviço têm outras para fazer.

    Assim como a Igreja se renova através dos padres, bispos e diáconos e necessária a renovação nas diversas pastorais, movimentos e ministérios. É importante, também, ter um tempo determinado para servir no ministério ou serviço pastoral, como por exemplo: ser ministro extraordinário da Sagrada Comunhão por dois ou três anos e, depois que der o tempo, renova-se por mais um tempo ou a pessoa será convidada a servir a Deus em outro ministério ou serviço. Assim, além de darmos espaço para outras pessoas, conheceremos outras pastorais.

    Os cristãos leigos devem criar uma intimidade com a Palavra de Deus e anunciar o amor do Pai que se manifesta de maneira plena em Jesus Cristo, por intermédio do Espírito Santo. Os fiéis leigos devem ter a alegria de testemunhar a fé e ajudar as outras pessoas a trazerem dentro de si essa mesma alegria. Somos convidados, mesmo em meio às dificuldades, a não perder a fé e continuar acreditando em dias melhores. Os fiéis leigos podem e devem transformar a sociedade.

    Cabe a cada cristão leigo discernir qual a sua vocação a qual Deus lhe chama. A Igreja, juntamente com os padres e bispos, deve ajudar os leigos a discernirem a sua vocação. Procure a pastoral vocacional da Arquidiocese ou a sua comunidade paroquial e peça ajuda para que possa discernir a vocação a qual Deus lhe chama.

    Seja qual for o ministério ou serviço pastoral ao qual Deus nos chama, devemos servir com amor e alegria. Não podemos abraçar nenhuma vocação obrigatoriamente ou porque alguém quer, mas deve ser livremente, se dedicar por inteiro e com esmero. Só estaremos por inteiro numa pastoral, serviço ou ministério, se estivermos de livre e espontânea vontade e não porque os outros queiram.

    Celebremos com alegria esse domingo dedicado à vocação aos ministérios e serviços da comunidade e peçamos a Deus que nos ilumine e oriente para o caminho ou vocação ao qual devemos seguir. Para seguir uma vocação, uma só coisa é necessária: ouvir Deus e isso basta.

    Peçamos, ainda, a proteção da Virgem Maria que abraçou livremente a vontade de Deus e fazia em tudo a sua vontade. Façamos a vontade de Deus e saiamos em socorro de nossos irmãos e irmãos. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here