Vocação – Graça e Missão

    Como em todos os anos, o Papa Francisco publicou sua mensagem para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que é sempre celebrado no 4º Domingo da Páscoa, dia dedicado ao Cristo Bom Pastor. O tema para a mensagem desse ano é: “Vocação – Graça e Missão”, que é mesmo tema do nosso 3º Ano Vocacional no Brasil. De fato, toda vocação é um chamado de Deus, logo o chamado de Deus é uma graça. E, ao abraçar uma vocação, aderimo-nos a uma missão que Deus escolheu para nós e, aqueles que optam pelo sacerdócio e vida consagrada, têm a missão de conduzir muitas pessoas para Deus.

    Somos convidados a rezar por todas as vocações neste ano vocacional e pelas vocações de especial consagração neste final de semana pois aquele que é chamado por Deus é convidado a ser a semelhança do Bom Pastor. O vocacionado tem que sentir e ter o “cheiro” das ovelhas e estar perto delas, ir atrás daquelas ovelhas que se perderam pelo caminho. Abraçar a vocação é assumir a nossa missão de batizados, em que somos convidados a ser “sal na terra e luz no mundo”.

    O Dia Mundial de Oração pelas Vocações foi instituído pelo Papa São Paulo VI, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. O Papa Francisco diz em sua mensagem que essa feliz e providencial iniciativa de Paulo VI, faz com que os membros do Povo de Deus possam responder individualmente ou comunitariamente o chamado que Deus lhes faz no mundo de hoje. A vocação tem seus desafios e conquistas, momentos bons e ruins, mas tudo é graça de Deus. São os momentos difíceis que nos tornam mais fortes e exigem a nossa resposta.

    Com o tema escolhido para a mensagem desse ano, o Papa Francisco diz que essa é uma preciosa oportunidade para redescobrir, com o coração cheio de alegria, que o chamado à vocação é graça, dom gratuito. Deus não nos cobra nada, apenas temos que ter disponibilidade para sair e anunciar o evangelho. O Senhor chama a cada um do meio de uma comunidade e depois de ordenado volta para o seio da comunidade para servir.

    A vocação é como uma semente que Deus lança no coração de cada um, e temos que cuidar para que essa semente germine ao longo da vida, temos que irrigar e adubar essa semente, para que possa produzir frutos e manter-se firme. O vocacionado é chamado a convidar pelo menos um jovem ou uma jovem para trilhar o mesmo caminho, dessa forma, a semente da vocação germinará em cada coração.

    A vocação precisa ser renovada todos os dias, diante do Senhor no Santíssimo Sacramento. Peçamos ao Senhor a luz do Espírito Santo para que todos os dias faça o nosso coração arder pela vocação, como no primeiro dia que o Senhor chamou, e do mesmo modo que ardeu o coração dos discípulos de Emaús quando do encontro com o Senhor. A vocação precisa ser alimentada todos os dias, e o melhor alimento é a vida espiritual e de oração. A vocação deve ser sempre alimentada com a oração, reflexão, sacramentos, vida espiritual. Cuidemos desse bem precioso que é a nossa vocação, que é uma graça de Deus, conforme afirma o Papa Francisco na Mensagem deste ano.

    Ao longo da mensagem, o Papa Francisco conta um testemunho de sua vida. Em 21 de setembro de 1953, sentiu um impulso para entrar numa Igreja para se confessar, aquela confissão mudou a sua vida, dando-lhe uma fisionomia que dura até o dia de hoje. Com certeza, foi Deus que lhe chamou naquele momento para aquela confissão e ele, de livre e espontânea vontade, deu o “sim”. O vocacionado deve seguir o mesmo caminho e dizer “sim” ao chamado de Deus e deve lembrar desse chamado ao longo de toda a vida.

    Segundo o Papa Francisco, a vocação é uma via de mão de dupla, ou seja, Deus chama cada pessoa e respeita a liberdade humana na resposta. A pessoa pode dizer sim ou não ao chamado de Deus. Toda pessoa é chamada por Deus, e deve dizer o sim, que é viver a santidade. Desde o nosso batismo, Deus nos chama e somos convidados a viver e a ser sal na terra e luz no mundo e sacerdotes, profetas e reis.

    Deus nos criou amando e nos criou para amar, do mesmo modo que quando Ele nos chama, nos chama amando e nós, agradecidos, respondemos amando. Quando Deus nos chama, nos envia para a missão, não há vocação sem missão, seja qual for a vocação, religiosa ou leiga. A felicidade da vocação consiste em viver e fazer com alegria aquilo ao qual foi chamado. “O chamado divino ao amor é uma experiência que não se pode calar” (Papa Francisco).

    O cristão, por isso é chamado a ser alegre, pois não pode haver um cristão triste, pois Cristo morreu e ressuscitou por nós. O mesmo acontece com o vocacionado, o vocacionado deve levar a alegria às pessoas e mostrar o quanto é bom servir a Jesus Cristo. O vocacionado deve ter a alegria de servir ao próximo e, à semelhança do mestre Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir.

    Por fim, o Papa ressalta que “a vocação é dom e tarefa, fonte de vida nova e de verdadeira alegria”. Ou seja, dom porque é de vontade divina e tarefa porque Deus chama cada batizado a construir um mundo melhor.  E, ainda, a realização na vocação deve trazer uma alegria muito grande na vida da pessoa e na vida de quem se aproxima dela.

    Celebremos com alegria esse 4º Domingo da Páscoa dedicado ao Cristo Bom Pastor e rezemos por todas as vocações de especial consagração. Que de fato todos possam ser felizes e realizados na vocação que escolherem, e que a graça de Deus acompanhe a todos. Que possamos entender, como disse o Papa Francisco, que a vocação é uma graça divina que nos impulsiona para a missão. E cada um de nós tem uma missão nesse mundo que é construir um mundo melhor. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here