Viver com saúde e bem resolvido

    Muito indivíduo vem pela metade. Se entrega pela metade. Vive no quase, mais ou menos, nas dúvidas, se ferindo e ferindo o outro. Vive mais o trauma, a frustração, a depressão, sem viver ele mesmo. Vive a vergonha das promessas não cumpridas. Carrega o peso maior que ele e obriga o outro a carregar, quando o outro pede a ele buscar tratamento, ele fica triste, não busca ajuda e continua mais doente e adoecendo o outro!

    Quantas gargalhadas para esconder a dor do pranto; tanta conversa, desabafo, sem dizer nada; com os ditos “amigos” e os vícios, solitário e infeliz; nas aventuras perigosas, se mostra sem amor a própria vida; Nas baladas com drogas, fingi não ser dependente químico, esconde a promiscuidade e vive o conflito de fazer vários programas; no acúmulo das dívidas, nas mentiras, nas fugas, se revela irresponsável e sem caráter. Com tantas mascaras, vive interpretando peças ridículas, em cada cena, se manifesta um canalha, um estúpido, um doente perturbado, sendo um péssimo ator cafajeste.

    É terrível viver doente, aflito, confuso em sustentar um casamento fracassado, acabado, por obrigação social, conveniência religiosa e pelos filhos. Estes crescendo e vendo tal hipocrisia, tendo um péssimo exemplo, poderá se repetir também em suas vidas. Um abismo chama outro abismo! O mal é um convite para a maldade. O desvio de valores, desvirtua o comportamento.

    A dor que a pessoa carrega são as cruéis feridas na alma. Aprisionada pelo trauma, pelo medo, excluída de si mesma, desconfiada, insegura e perdida na boçalidade! Reter o recalque, o ódio, a raiva, a inveja, o ciúme, a traição, a vingança, a disputa de poder, o egoísmo, a ganância e a covardia, é adquirir perturbações mentais, o câncer, empobrecer, gastar dinheiro com remédios, criar inimizades, viver infeliz, na solidão e cavando a própria sepultura.

    Há muito esquema que promove machucar as pessoas. Há muita propaganda violenta, há muita agressão verbal, atitude brutal, imagem e som infernal. Se vê agressividade nas redes sociais, novelas, filmes e nos jornalismos. E isso é reproduzido nos relacionamentos, na família, no trabalho, faculdade e no social. Como melhorar a vida? Evitar pessoas tóxicas, evitar relacionamentos com pessoas sem caráter, evitar assistir programas violentos, boçal, não cair na armadilha de querer responder às ofensas, rejeitar ver imagens e sons infernais. E fazer o quê? Ler boas literaturas, belas poesias, assistir bons filmes, lazer prazeroso, visitar museu, cidades históricas, amizade só com pessoas positivas, de caráter, inteligentes, fazer exercícios físicos, fazer terapia e viver uma espiritualidade.

    A educação da saúde é vivencial e é conectada ao sentido de viver e aos saberes acumulados tanto pela ciência, pelo acesso à tecnologia, quanto pelas sadias tradições culturais locais e universais. Educar para saúde, principalmente a saúde mental, é educar para a dignidade da pessoa humana. Quem tem saúde é possuidor da maior riqueza, quem é rico em tudo e não tem saúde, não tem nada e é pobre em tudo! Esse é o nosso foco: “Viver com saúde e bem resolvido”.

    Sejamos amor, caridade, instrumentalidade do bem, sejamos a cura, a libertação e o bem-estar em todos os sentidos da vida. Sejamos a saúde do corpo, da alma e da mente! Sejamos gozo, prazer, alegria e felicidade! Sejamos a solução e jamais o problema. Sejamos pontes para o outro atravessar vitorioso. Sejamos escadas para o outro alcançar o sucesso. A nossa vida só tem sentido na dimensão do amor e da paz. Sejamos a beleza imensurável de novos horizontes!

    Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD

    Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral-CAP

    Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.

    Especialista em Psicanálise Clínica e Psicologia Social pela Faculdade Elvira Dayrell-MG.

    Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – ONU (United Nations Department of Economic and Social Affairs).

    Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica   

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here