Visitação de Nossa Senhora

    Celebramos, no dia 31 de maio, concluindo o mês mariano, a festa da Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Isso aconteceu logo após o anúncio do Anjo à Virgem Maria e Isabel estava com seis meses de gravidez. Foi um milagre de Deus, pois Isabel era considerada estéril. Maria ficou seis meses com Isabel, até ela conceber João Batista. Maria foi levar a boa notícia a Isabel e foi anunciar a maravilha que Deus fez na vida das duas. Maria, além de tudo, foi servir Isabel e ajudá-la nos serviços de casa.

    João Batista era primo de Jesus e sobrinho de Nossa Senhora. Desde o ventre materno, ambos já tinham uma missão no mundo. João Batista foi chamado por Deus para ser o precursor, ou seja, aquele que prepararia os caminhos para a chegada do Messias. João Batista pregava um batismo para a conversão dos pecados e é a junção entre o Antigo e Novo Testamento. Jesus, sendo o filho de Deus, batizava com a água e o Espírito Santo e anunciava o Reino de Deus.

    Que cada um de nós possa ser como os três personagens dessa festa:  ser como Maria, que leva adiante a boa nova do Evangelho, ser como João Batista, pregando às pessoas a conversão dos pecados e, ainda, como Jesus, levando o dom do Espírito Santo aos outros.

    Ao visitar a sua prima Isabel, Nossa Senhora coloca em prática o seu “sim” dado no anúncio do Anjo. Nossa Senhora responde ao Anjo: “Eis aqui a serva do senhor”, e ainda: “Faça-se em mim segundo a sua vontade”. A vontade do Senhor era que Maria não guardasse para si a alegria de ser a mãe do filho de Deus, mas que espalhasse ao mundo essa alegria. Com o sim de Maria, aprendemos a dizer sim à vontade de Deus para a nossa vida. Com a concepção de Jesus, Deus vai na contramão daquilo que a sociedade da época pensava, pois Jesus nasce humilde e numa família sem muitos recursos financeiros, e a sociedade da época acreditava que um rei nasceria rico e numa família com muito dinheiro.

    A festa da Visitação de Nossa Senhora é ao mesmo tempo o encontro de duas promessas de Deus, ou seja, Deus revela por meio do Anjo que Maria seria mãe de Jesus sem interferência de homem nenhum, e Isabel que era considerada estéril e de idade avançada também ficaria grávida de João Batista.

    Percebemos ao ler o Evangelho preparado para esse dia, que Isabel acolheu Maria com grande alegria e a saúda dizendo as mesmas palavras que usamos na Ave-Maria: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” e diz ainda que a criança pulou de alegria em seu ventre ao ouvir a saudação de Maria. Do mesmo modo que Isabel se alegrou com a visita de Maria e de Jesus em seu ventre, nós também devemos nos alegrar todas as vezes que recebermos Jesus na Eucaristia.

    Ao visitar a sua prima Santa Isabel, Nossa Senhora mostra o seu caráter missionário, pois não guardou para si a alegria que estava, mas levou adiante. Depois, ela também estará presente com os discípulos quando Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo e os envia dois a dois em missão, no dia de Pentecostes.

    Nessa festa da visita de Nossa Senhora à Santa Isabel, Ela proclama o cântico do Magnificat, que é a expressão de amor e do agradecimento de Nossa Senhora a Deus. Ela agradece o que Deus fez em favor de seu povo e expressa a grande alegria por ter sido escolhida dentre tantas moças de seu tempo para gerar o filho de Deus. “Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lucas 1,48). Por meio do sim de Maria, Deus escolheu não salvar somente Israel, mas toda a humanidade e todo aquele que queira buscar o Senhor de coração sincero.

    Após o anúncio do Anjo, Nossa Senhora se abre à necessidade do próximo, por isso, Ela não vai apenas visitar Isabel, mas vai ajudar em suas necessidades. Através do amor que Deus tem por nós, nos abrimos ao amor do próximo. Essa é a missão do discípulo de Cristo, levar a Palavra de Deus adiante e ajudar o próximo em suas necessidades. Olhemos para aqueles que mais sofrem, para os que precisam de ajuda em nossa comunidade, bairro e nos centros das cidades. Podemos ajudar agora nesse tempo de frio doando cobertor e roupas de frio. Podemos ajudar doando alimentos aos mais necessitados em nossas comunidades e, ainda, se tivermos condições, ajudar financeiramente aos mais necessitados.

    Vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria: Ela cantou o magnificat glorificando a Deus e Maria reconhece sua pequenez diante de Deus e as maravilhas que Ele fez ao povo de Israel durante a história da salvação. Aprendamos de Maria a sermos pequenos e humildes diante de Deus e a olharmos as necessidades do próximo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here