Vida eterna

             Estamos celebrando o XXVIII Domingo do Tempo Comum, neste mês de outubro dedicado ao empenho missionário. A Palavra de Deus é uma luz que ilumina até o íntimo de nossa alma. Ela é luz divina que previne nossas quedas: Não fuja da luz divina da Palavra de Deus que ressoa em seu coração! Queremos seguir as luzes de nossa consciência, que é a luz de Deus brilhando em nosso coração.

             A primeira leitura – Sb 7,7-11 – apresenta o Livro da Sabedoria que foi escrito na cidade de Alexandria (Egito) e procura dar uma resposta à situação dos Judeus que haviam perdido sua fé em Javé, seu Deus. O Povo de Israel havia enriquecido, mas foi perdendo o contato com suas raízes históricas. Perdera sua Fe! A riqueza roubou-lhe a liberdade e a paz. O autor quer provar que a Sabedoria de Deus é bem superior à riqueza material. É muito mais importante que o ouro, o poder e as honrarias humanas: “O ouro do mundo vale menos que um punhado de areia!”. A Sabedoria de Deus vale mais que o ouro e seu brilho não se apaga! Ela é uma riqueza incalculável e jamais se desvaloriza! A Sabedoria é um dom de Deus, mas é necessário pedi-la. E, normalmente, não anda de mãos dadas com a riqueza do mundo. Esta cria conflitos; aquela faz nascer a paz e a fraternidade solidária.

             A segunda leitura – Hb 4,12-13 – apresenta que a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois cortes! Ela penetra em nosso íntimo e revela-nos todos os segredos do coração. A Palavra de Deus criou o universo e tornou a terra fecunda, linda e nossa mãe! Palavras, o mundo tem de sobra! Apenas a Palavra de Deus é viva, iluminadora e cortante como uma espada de dois gumes. Ela ilumina até as profundidades de nossa alma!

             No Evangelho – Mc 10,17-30 – pensemos bem: A pergunta que este alguém faz a Jesus, não é aquela mesma que nós tantas vezes fazemos? Não é a pergunta definitiva da nossa existência? Bom Mestre, que devo fazer de bom para ganhar a vida eterna?” – Eis Senhor, qual dos caminhos da vida seguir? Qual me levará para mais longe ou para mais perto de ti? Dize-me, Mestre Bom!

             Jesus responde: “Por que me chamas de bom? Só Deus é o Bom!” É verdade: só o Pai é o Bom, é a fonte eterna de toda bondade, como só o Pai é o Santo, e a fonte de toda Santidade. E, no entanto, o próprio Senhor afirma: “Tudo que o Pai tem é meu. Eu e o Pai somos um. Quem me vê, vê o Pai!”. O Senhor é exigente, o Senhor olha o coração, o Senhor, Palavra tão penetrante como espada de dois gumes”, quer saber de nossas intenções e não se contenta com nada menos que nosso coração e nossa vida! “Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” Meus irmãos, como Jesus é bonito, como é sábio, como é exigente, como vai direto ao ponto! Primeiro, vede como olha aquele lá: com amor, com aquele amor eterno com que nos amou e reservou para nós o seu amor! Nunca esqueçamos: suas exigências são exigências de amor.

             Daí a dura constatação de Jesus: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no Reino de Deus! Um grande Bispo americano dizia: “Eu tenho medo de uma faca nas mãos de um malfeitor e não temo uma bomba atômica nas mãos de um Francisco de Assis! O que causa medo é o coração do homem! Um coração santo e justo somente faz bem para seu próximo. O dinheiro pode ser ruim no coração do homem egoísta! Cuide de seu coração e pratique o bem em tudo e com todos! E seja generoso com Deus e Ele te abençoará! Quando Deus é grande em nossa vida, tudo o que nos cerca é pequeno e de pouca importância. Porém, ao contrário, tudo pode nos escravizar: o próprio dinheiro, a roupa que usamos a moda, as aparências, a “carne” que amanhã vira pó! Deus é garantia de vida, mas o pecado é certeza de morte e de sofrimento”.

    Portanto, a salvação é oferecida a todos e por todos nós Jesus derramou o seu Sangue para nos salvar! Deus deve ter os seus segredos para chegar até o íntimo do coração humano e abrir caminho para a salvação dos ricos também! “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível! Mas é bom não facilitar em assunto tão sério: a salvação eterna! Façamos o bem com o dinheiro, neste mundo, porque nada dele levaremos para a eternidade!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here