Universidade de Notre Dame marca presença em São Paulo com Global Gateway

Em evento, presidente da universidade falou dos objetivos da parceria com o Brasil e dos estudos e pesquisas da instituição sobre o Zika Vírus

São Paulo – Na tarde desta sexta, dia 11, a Universidade de Notre Dame, localizada em Indiana, nos Estados Unidos, anunciou a chegada do seu centro acadêmico e intelectual, Global Gateway, a São Paulo. Durante o evento, o presidente da instituição, Reverendo John I. Jenkins, explicou que o objetivo do Global Gateway é estreitar laços acadêmicos com o país, recrutar novos estudantes e compartilhar conhecimentos em várias frentes, inclusive sobre seus estudos para o combate ao Zika Vírus.

De acordo com o Reverendo Jenkins, a universidade é conhecida pelo longo histórico de estudo e pesquisa do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. “Notre Dame estuda vírus transmitidos por mosquitos há décadas, usando modelos matemáticos para entender melhor a dinâmica de transmissão de doenças infecciosas e controle”, comentou, adiantando que evidências genéticas indicam que o mosquito está se adaptando para a persistência em climas mais frios, fora da sua faixa normal de temperatura.

O Global Gateway é um centro acadêmico e intelectual que visa debater assuntos atuais com escolas, estudantes, líderes de universidades e a comunidade em geral, permitindo a troca de conhecimento. “Graças ao generoso apoio filantrópico da família Notre Dame, em São Paulo, a Universidade pode agora oferecer bolsas de estudo para os melhores alunos do Brasil”, explicou o Reverendo, enfatizando que houve um aumento de aplicações do Brasil nos últimos cinco anos.

“A presença permanente no Brasil é essencial para seguir este crescimento e os planos do escritório em São Paulo é começar a programação acadêmica de cooperação com as universidades brasileiras”, analisa o Reverendo, que nesta visita ao Brasil esteve com representantes da USP, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral.

Ainda de acordo com o Reverendo Jenkins, a missão da Notre Dame e dos parceiros no Brasil é produzir futuros líderes preparados e treinados para enfrentar as dificuldades no caminho em que escolherem, sempre visando o bem do mundo e sem deixar de lado os três pilares da instituição: integridade, solidariedade e cuidado com o todo.

O Global Gateway da Universidade de Notre Dame já está presente em Pequim, Dublin, Jerusalém, Londres e Roma, e marcará mais uma presença no México neste primeiro semestre do ano.

A Universidade de Notre Dame é a 18ª colocada no ranking U.S. News & World Report. Fundada em 1842 pela Congregação de Santa Cruz, é uma universidade católica e a única entre as 20 melhores universidades americanas. O programa de graduação em Business da universidade foi considerado o melhor dos Estados Unidos por cinco vezes consecutivas, de acordo com a revista Businessweek.

Fonte: Universidade de Notre Dame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here