Uganda: cerimônia de ação de graças pela visita papal

“A Igreja Católica em Uganda agradece as autoridades políticas e religiosas locais pelo sucesso da visita do Papa Francisco ao país e encoraja os ugandenses a continuarem mostrando aquela unidade e coesão que eles souberam dar prova naquela ocasião.”

Foi o que disse o Bispo de Gulu, Dom John Baptist Odama, Presidente da Conferência Episcopal de Uganda, numa cerimônia de ação de graças promovida recentemente pela Conferência Episcopal Ugandense para recordar a viagem papal, em novembro passado. Ao evento contou com a participação de 400 pessoas e o convidado especial foi o primeiro-ministro, Ruhakana Rugunda.

Dom Odama disse aos presentes que recebeu uma carta do Papa Francisco onde o pontífice expressa sua profunda gratidão pelo acolhimento caloroso recebido durante a visita.

“Foi um sucesso que deu grande alegria ao Papa e que não teria sido possível sem o apaixonado e duro trabalho de todos”, disse o prelado, sublinhando que a visita deu a lição importante de que “a Igreja e o Estado podem colaborar para o bem comum”.

O presidente da Conferência Episcopal Ugandense exortou a manter sempre vivo o orgulho nacional desencadeado por esta visita a fim de preservar a unidade e a coesão do país. “A presença de vários líderes políticos e religiosos, e o aperto de mão dos dois candidatos à presidência foram a demonstração de que Uganda partilha a unidade”.

O primeiro-ministro Ruhakana comentou as palavras de Dom Odama afirmando que “o Santo Padre acendeu a coesão nacional e deu um exemplo de unidade, solidariedade e ecumenismo”.

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × um =