Terremoto na Guatemala danifica igreja de 350 anos

O terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a Guatemala no quarto trimestre causou a morte de três pessoas, afetou outras 30.000 e causou danos de “grande consideração” à igreja de São João Batista Amatitlán, um templo com mais de 350 anos.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) informou que o terremoto ocorreu às 1h12 (hora local) de 16 de fevereiro e foi sentido em todo o território guatemalteco. Também foi sentido no México e em El Salvador.

Em comunicado oficial, uma igreja localizada a 30 km da Cidade da Guatemala, informou em 16 de fevereiro que seu “templo histórico de São João Batista Amatitlán sofreu danos significativos, que estão sendo avaliados por especialistas da área e nos próximos dias os respectivos relatórios será divulgado”.

Imagens divulgadas pela agência de notícias espanhola EFE mostram o desabamento do telhado e várias rachaduras nas paredes do recinto.

Em seu comunicado, a administração da igreja afirmou que, de acordo com as recomendações das autoridades, a “igreja paroquial permanecerá datada até a segunda ordem” e que, por enquanto, as missas serão celebradas em San Martin.

Em nome de dois pais da igreja de São João Batista Amatitlán, o comunicado agradece “a todos os paroquianos pelos sinais de solidariedade recebidos nas últimas horas após o terremoto”.

“Pedimos que continuem orando por nós e confiamos em Deus para realizar a reconstrução e restauração do nosso templo colonial que foi afetado, permaneçam firmes na fé”, concluiu o comunicado.

A paróquia de São João Batista foi catalogada pelo Estado como Monumento Histórico do Período Hispânico da República da Guatemala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here