Terra Santa, telefonema entre Gallagher e o ministro das Relações Exteriores do Irã

Hossein Amir-Abdollahian solicitou uma conversa telefônica com o Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais. A informação foi divulgada pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Bruni, esclarecendo que o arcebispo expressou a “séria preocupação da Santa Sé com o que está acontecendo em Israel e na Palestina”. E reiterou a solução de dois Estados “para uma paz estável e duradoura no Oriente Médio”.

Vatican News 

Preocupação com a situação na Terra Santa, apelo para não ampliar o conflito, e uma solução de dois Estados para a paz no Oriente Médio. Estes são os conteúdos da conversa telefônica entre Paul R. Gallagher, arcebispo Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, e Hossein Amir-Abdollahian, Ministro das Relações Exteriores da República Islâmica do Irã. O comunicado foi feito pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, explicando que a conversa foi solicitada pelo ministro iraniano.

Na conversa, segundo Bruni, “Gallagher expressou a séria preocupação da Santa Sé com o que está acontecendo em Israel e na Palestina, reiterando a necessidade absoluta de evitar a ampliação do conflito e de alcançar uma solução de dois Estados para uma paz estável e duradoura no Oriente Médio”.

Ontem, durante o Angelus na Praça São Pedro, o Papa Francisco fez um apelo pelo “cessar fogo” e pela criação de espaço para a ajuda humanitária em Gaza, onde a situação está piorando a cada hora, e também pela libertação dos reféns. “Que ninguém desista da possibilidade de parar as armas. Cessar-fogo! Parai, irmãos e irmãs! A guerra é sempre uma derrota, sempre!”, disse Francisco da janela do Palácio Apostólico.

Em 26 de outubro, o próprio Papa teve uma conversa telefônica com o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan, na qual expressou – de acordo com Bruni – “sua tristeza pelo que está acontecendo”. O pontífice também lembrou “a posição da Santa Sé, esperando que uma solução de dois Estados e um status especial para a cidade de Jerusalém pudessem ser alcançados”.

Em 22 de outubro, o Papa Francisco havia telefonado para o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden: no centro da conversa estavam as situações de conflito no mundo e a necessidade de identificar caminhos de paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here