Termina em Madri o V Congresso da Fundação Ratzinger

Evento “A oração, força que muda o mundo” foi realizado no contexto do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus

A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI encerrou o seu V Congresso Internacional, realizado pela primeira vez na Espanha. Durante dois dias, na Universidade Francisco de Vitoria, em Madri, os participantes aprofundaram no tema “A oração, força que muda o mundo”. O encontro foi organizado pela Fundação Ratzinger, da Santa Sé, em parceria com a Universidade Francisco de Vitoria e a Fundação para o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus.

A protagonista do evento foi a oração, um tema intimamente ligado à espiritualidade teresiana e muito presente no pensamento e magistério de Joseph Ratzinger-Bento XVI. Os participantes ouviram a saudação do papa Francisco, enviada de Roma com seu convite para todos orarem juntos.

As conclusões do encontro foram apresentadas pelo pe. Giuseppe Scotti, presidente da Fundação Ratzinger, que, citando a palestra do professor Bernardo Estrada, da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, recordou que Bento XVI “nos faz ver que a humanidade autêntica, o ato de se chegar a ser plenamente homem, só pode ser compreendido a partir de Deus e em relação com Deus. E essa relação inclui falar com Deus e escutá-lo”.

O pe. Scotti afirmou ainda que “estamos aqui porque a nossa inteligência está aberta à fé. Estamos aqui porque o ensinamento e o testemunho de Teresa, mulher totalmente surpreendida por Deus, nos fascina. A oração cristã é uma dimensão da resposta na fé do homem que se sabe interpelado por Deus, que quer estabelecer com Ele um diálogo amoroso”.

O presidente da Fundação Ratzinger relembrou o convite do papa Francisco a um grupo de pessoas sem teto para distribuírem livros de oração aos fiéis na Praça de São Pedro. “Ele nos recordou que os pobres de hoje são semelhantes aos pastores do Evangelho, enviados pelos anjos para levar a mensagem da alegria e da paz”. Por fim, o pe. Scotti perguntou aos participantes “qual é o lugar da fé no futuro”, encorajando-os a “serem os construtores do futuro a exemplo do estilo, paixão e iniciativa de Teresa”.

Em seguida, o reitor da UFV, Daniel Sada, agradeceu à Fundação Vaticana por ter confiado em sua universidade: “Para a UFV, foi um orgulho e uma honra fazer parte deste importante congresso científico realizado pela primeira vez na Espanha, que nos permite, como universidade católica, colaborar estreitamente com a Santa Sé e com a Fundação para o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus. Primeiro, porque vem da Igreja. Segundo, porque Bento XVI é muito importante para a nossa universidade agora que nos perguntamos o que significa ser universidade e o que significa ser [uma universidade] católica. Buscamos referências e encontramos nele uma grande abundância de textos para avançar na resposta a esta pergunta, para estudar o que é ‘expandir os horizontes da razão’, que tem muito a ver com a nossa missão na universidade”.

Sada disse ainda que “daremos continuidade a este congresso com diversas atividades em parceria com a Fundação Joseph Ratzinger e publicaremos as memórias deste congresso em conjunto com a Biblioteca de Autores Cristãos (BAC)”.

Assistiram ao congresso cerca de 300 pessoas in loco e outras 200 online, em países como, por exemplo, Estados Unidos, México e Colômbia. Participaram do encontro, entre outros, o núncio apostólico na Espanha, dom Renzo Fratini; o arcebispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Ricardo Blázquez; o arcebispo de Madri e presidente da Comissão Científica do Congresso, dom Carlos Osoro; o secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, mons. Luis F. Ladaria; o vigário geral da Ordem do Carmelo Descalço, pe. Agustí Borrell, e diversos professores de universidades espanholas e internacionais.

O evento incluiu mesas redondas sobre a oração e como ela transforma a pessoa, a família, a universidade, o coração do jovem e o seu compromisso social e político. Antes e durante o congresso, uma intensa programação cultural incluiu espetáculos de música e dança contemporânea sobre a oração e sobre Santa Teresa. A semana de atividades terminou com uma peregrinação dos participantes a Ávila.

Fonte: Zenit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here