Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

    Celebramos nesta sexta-feira, dia 16 de junho, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esse também é o Dia Mundial de Oração pela santificação dos padres. Devemos pedir ao Sagrado Coração de Jesus que todos os sacerdotes tenham o coração semelhante ao d’Ele. Peçamos que todos os padres sejam santos a semelhança do Sagrado Coração de Jesus e que todos os padres tenham o mesmo amor pela Eucaristia.

    Normalmente, todas as primeiras sextas-feiras do mês são dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus. Acontece sempre na hora santa com a exposição do Santíssimo Sacramento. Logo após, é realizada a celebração da missa. Já a solenidade do Sagrado Coração de Jesus é sempre promovida na segunda sexta-feira, após Corpus Christi.

    Apresentemos ao Sagrado Coração de Jesus todas as nossas necessidades. Rezemos em primeiro lugar pela santificação do presbitério, rezemos também pela conversão dos pecadores, pela paz mundial, pela saúde do Papa Francisco, que hoje deixou o hospital, e pela Igreja de maneira geral. Rezemos ao Sagrado Coração de Jesus por todo o apostolado da oração, para que esse grupo se fortaleça cada vez mais. Em toda primeira sexta-feira do mês, o grupo do apostolado se reúne e participa da hora santa e da missa. O grupo do apostolado da oração tem uma missão muito importante, rezar por todos os padres e pela Igreja. Seria muito bom que cada membro do apostolado chamasse mais uma pessoa para participar do grupo e, assim, teria continuidade e se fortaleceria mais. É a rede de orações nas intenções do Papa continuando o tradicional oferecimento do dia.

    Podemos conversar com o nosso pároco e promover em nossas paróquias outros grupos que se dediquem ao ministério do apostolado e que rezem por todos os padres. Como por exemplo o MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) que está crescendo em nossa região. Podemos incentivar as crianças que saem da catequese, os filhos e netos a participarem desse movimento e no futuro poderão fazer parte do apostolado da oração. Precisamos transmitir aos filhos e netos o amor pela Eucaristia e pela Igreja, e a necessidade de rezar por todos os padres.

    Jesus nos diz que Ele é “manso e humilde de coração” e que só n’Ele encontraremos o repouso. Jesus é amor total, enquanto esteve entre nós, nos ensinou o mandamento do amor dizendo: “Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Ele nos ensina a ter um coração igual ao dele e a amar sem distinção o nosso próximo. Os sacerdotes devem acolher os fiéis com amor e ter no coração os mesmos sentimentos de Cristo.

    A data da festa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é móvel, ou seja, acontece sempre na segunda sexta-feira após Pentecostes, sendo que, nesse ano, é dia 16 de junho. Em todas as primeiras sextas-feiras ao longo do ano acontece a memória votiva ao Sagrado Coração de Jesus. Por isso, durante todo ano, celebramos o Sagrado Coração de Jesus e Ele caminha conosco e nos ensina a sermos mansos e humildes de coração, ao mesmo modo que Ele. Durante todo o ano, podemos pedir a intercessão do Sagrado Coração de Jesus para a Igreja inteira segundo as intenções do Papa. Do coração de Jesus brotam o amor e a misericórdia e, com isso, temos que ter esses mesmos sentimentos de Jesus.

    Uma primeira missa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus aconteceu em 1672. Essa missa foi presidida pelo então padre São João Eudes. Depois, o Sagrado Coração de Jesus apareceu inúmeras vezes a Santa Margarida Alacoque, de 1673 a 1675. Jesus revelou à Santa Margarida a devoção ao Sagrado Coração e o desejo da instituição da festa, mostrando o coração que tanto amou os homens e que, infelizmente, é desprezado por muitos.

    A principal característica dessa solenidade é a ação de graças por Cristo ter amado tanto a humanidade, a ponto de morrer na cruz por nós. Ao contemplar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, vemos o coração transpassado e rezamos diante dele em forma de reparação. O Papa Pio IX, em 1856, estendeu a festa do Sagrado Coração de Jesus a toda Igreja latina. Em 1899, o Papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Certa vez, o Papa Paulo VI disse que a devoção Sagrado Coração de Jesus é a garantia de salvação eterna.

    No dia do Sagrado Coração de Jesus, os grupos de apostolado de oração de nossas paróquias são convidados a renovar os seus votos e temos que fazer um trabalho missionário para conseguir novos membros para essa pastoral tão importante. Tem paróquias que tem um grupo muito pequeno nessa pastoral, apenas três ou quatro pessoas. Façamos o esforço de conseguir novos membros para o apostolado, para que, através da oração dessas pessoas, a Igreja possa ser cada vez mais santa.

    Lembremos também no dia de hoje, das irmãs religiosas, que pertencem às várias congregações do Sagrado Coração de Jesus e os irmãos e padres religiosos pertencentes às congregações do Sagrado Coração. Que Jesus derrame sobre todos as suas bençãos e que eles possam levar adiante a devoção ao Santíssimo Sacramento e ao coração amoroso de Jesus. Que as irmãs e os irmãos do Sagrado Coração de Jesus se unam com todos os fiéis em oração pela santificação do clero, conversão dos pecados e pela paz mundial.

    Quem puder, participe da missa no dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Peça a Jesus que Ele nos dê a graça de termos o coração puro como o d’Ele e nos abra ao amor a Deus e ao próximo. Que Ele limpe o nosso coração de todo o vício e de todo o pecado e que possamos seguir em frente segundo os ensinamentos sagrados.

    Celebremos com alegria a festa litúrgica solene do Sagrado Coração de Jesus e peçamos a Deus que tenhamos um coração semelhante ao de Jesus e nos esforcemos para nos amarmos uns aos outros. Rezemos pelo Papa Francisco, pelos bispos e por todo o clero, para que sejam perseverantes em sua vocação e busquem viver a santidade no dia a dia. Amém.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here