Solenidade do Natal do Senhor – Missa da Noite

    “Nasceu hoje para nós o Salvador, o Messias que é o Cristo, Senhor” (Sl 95/96)

    Chegamos à celebração da Noite do Natal do Senhor, hoje foi um dia um pouco atípico, pois até a oração das vésperas celebramos as missas do quarto Domingo do Advento e desde essa hora, as missas da noite de Natal.

    Seria importante participarmos da celebração da missa antes de ir para casa cear com a família e confraternizar. Sobretudo recordar o verdadeiro sentido do Natal que nunca foi o Papai Noel e troca de presentes, mas sim, verdadeiramente, recordamos o nascimento de Jesus, o Verbo que se fez carne.

    Nessa Noite Santa, entoamos novamente o hino do Glória e podemos proclamar junto com os anjos “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados”. Nessa noite Santa elevemos uma prece de gratidão a Deus, por nos ter dado o seu filho. Agradeçamos também a Nossa Senhora por ter dado o Sim ao projeto de Deus. Jesus já nasceu há mais de dois mil anos em Jerusalém, mas agora Ele deve nascer em nosso coração.

    Essa noite deve ser de grande alegria para nós, não deve ter espaço para tristeza, pois devemos nos alegrar com o grande presente que Deus nos deu. Peçamos a Deus que nessa Noite Santa o Menino Jesus nos traga a paz. Paz nas famílias, no nosso país, no mundo, que enfrenta pelo menos duas grandes guerras. No Natal as desavenças devem ser superadas e as famílias devem se unir em torno do presépio. Jesus é a causa de nossa alegria, por isso, se Ele nasceu essa noite deve ser alegre.

    Existe um cântico entoado na Igreja ao longo do tempo do Natal que diz: “É natal de Jesus, festa de alegria, esperança e luz”. Que neste Natal o menino Jesus nos encha de alegria, de esperança em dias melhores e ilumine com a sua Luz as trevas. Sejamos missionários e levemos a alegria que vem de Jesus para os entristecidos, agradeçamos a Deus o dom da nossa vida.

    A missa da Noite de Natal, conhecida como “Missa do Galo”, teria que ser celebrada a meia-noite, mas devido a segurança em nossas cidades e por questões pastorais, as paróquias realizam essa missa ao anoitecer. É missa do galo, porque o galo é o primeiro que canta quando amanhece o dia, e Jesus é o Sol nascente que veio nos visitar.

    A primeira leitura da missa de hoje é do profeta Isaías (Is 9, 1-6), cerca de quatrocentos anos a.C., prevê aquilo que aconteceria a partir do nascimento de Jesus Cristo. Isaías estava no contexto do exílio da Babilônia e o povo encontrava-se triste e desanimado. Isaías diz que o povo que andava na escuridão viu uma grande luz e para aqueles que andavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. A tristeza deu lugar a alegria e o povo que andava nas trevas viu uma grande luz. As trevas representam a escuridão e o pecado, e Cristo vem iluminar as trevas e nos redimir do pecado. Naquele momento o povo voltava de um período de escuridão e de pecado que era o exílio da Babilônia e de agora em diante o povo voltou para a sua terra, sob a luz do Senhor, com o propósito de não pecar mais, Deus se propõe a selar uma aliança eterna com esse povo.

    O menino que vai nascer restabelecerá a aliança rompida pelo povo e selará uma aliança eterna entre a humanidade e Deus. Ele há de ser o príncipe da paz, conselheiro admirável, Deus forte. Ele anunciará a paz e o seu reinado será sobretudo em prol dos humildes, pregará a justiça e a paz.

    O salmo responsorial é o 95 (96), o refrão desse salmo vai de encontro com o que ouvimos na primeira leitura e com o que celebramos nessa noite e diz: “Nasceu hoje para nós o Salvador, o Messias que é o Cristo, Senhor”. O Messias era esperado há muito tempo por todo o povo judeu, eles esperavam que o Messias viria como um forte guerreiro, mas ao contrário, o Messias veio pobre e humilde, a fim de reconduzir todos para Deus e ensinar o caminho do amor. Entoemos um cântico de louvor ao Senhor nessa Noite Santa.

    A segunda leitura é da carta de São Paulo a Tito (Tt 2, 11-14), Paulo diz a Tito que a graça de Deus se manifestou sobre todos nós, pois Deus nos presenteou com o nascimento de seu filho. A morte de Cristo na cruz foi para selar a aliança entre Deus e a humanidade e para redimir a humanidade do pecado. Foi um sinal da graça e da misericórdia de Deus. Jesus nasceu uma vez em Jerusalém, nessa noite Ele deverá nascer em nosso coração. No Natal um mistério nos prepara para o outro, ou seja, o nascimento de Jesus nos aponta para a morte na Cruz que iremos celebrar dentro de alguns meses. Cabe a nós agora, aguardar a segunda vinda de Cristo, que não sabemos quando será, mas estejamos em constante oração e vigilância.

    O Evangelho dessa noite Santa é de Lucas, (Lc 2, 1-14), esse trecho do Evangelho de Lucas relata quando a José e Maria foram até a sua cidade Natal a fim de registrarem-se como moradores, a fim de cumprir o decreto do imperador Cesar Augusto. Eles subiram de Nazaré, na Galiléia, para Belém na Judéia, por serem da descendência de Davi.

    Aconteceu que enquanto subiam completou-se o tempo da gravidez de Maria e ela deu à luz ao seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. Não havia lugar para o Filho de Deus nascer, e Jesus nasce em uma estrebaria, ou seja, local que se guardava os animais. O Filho de Deus nasce humilde para mostrar a humanidade que não importa o ter e o poder, mas que importa é o amor. O Filho de Deus tinha que nascer assim, para mostrar a humanidade que o Reino de Deus não se constrói com guerras e espadas, mas se constrói no silêncio, na humildade e no amor.

    Podemos ainda, a partir desse Evangelho lançar para nós mesmos, em nosso interior a pergunta: Será que nos dias de hoje, Maria e José encontrariam lugar para o seu filho nascer? Em nossa casa, na nossa família tem espaço para abrigar a Sagrada Família? Nessa noite abramos as portas de nossa casa para acolher o Menino Jesus, que o Papai Noel não prevaleça mais do que o Menino Jesus.

    Os pastores que habitavam aquela região, ao verem no céu uma estrela diferente e se perguntando o que seria aquilo, um anjo do Senhor lhes aparece e diz para eles não terem medo e os anuncia uma grande alegria. Naquela mesma noite na cidade de Davi nasceu um Salvador, que é o Cristo Senhor. Eles vão até o local e encontram tudo conforme o anjo lhes tinha dito, encontram o menino envolto em faixas e deitado na manjedoura.

    Celebremos com alegria essa noite Santa do nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo. Que nessa noite não nos esqueçamos da razão da festa, que é Jesus Cristo. Elevemos aos céus um pedido pela paz nessa noite, e que o Messias que nasceu em Belém traga a paz para todos os povos e que cessem as guerras. Santa noite de Natal para todos!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here