Texto referencial: Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. (Lc 2,20).
O Concílio Ecumênico Vaticano II bem como a Marialis Cultus (Paulo VI) apresenta Maria, sempre mais relacionada com Cristo e a Igreja. Nada mais certo que teologicamente falando. De fato, Maria existe em função de Cristo e seu ministério, bem como em função da Igreja: povo de Deus. Nós, de fato, á admiramos como Mãe de Deus e a melhor discípula de Cristo: sua ordem foi “fazei tudo o que Ele (Cristo) Vos disser”. Ele, o continua afirmar também hoje. Áleas, (Igreja) continua a venerá-la com um culto especial: O de hiperdulia, e a faz através de três formas de culto ou seja: “de solenidades, festas e memórias”.
A veneração de Maria é antiguíssima na Igreja, já nas catacumbas há sinais de tal veneração. Os santos padres, por usa vez, fazem homilias e consideração teológicas sobre ela. Iluminados pelo Espírito Santo, os primeiros descobriram sua importância e tornaram-na público. Um dos primeiros dogmas a ser declarado, foi o “Imaculada Mãe de Deus”. (Theotokos). Portanto, a Igreja pós apostólica, já manifestava a sua devoção a Maria. Maria sendo a Mãe do Messias, tornou-se também a mãe de todos os Cristãos. Jesus na cruz á confiou a João Evangelista. João hoje sou eu, és tu, pois continuamos a ser a grande família de Jesus. (Jo 19, 6-27).
Comecemos, pois o ano de 2026 com Maria. Como cuidou do Filho, assim estende sua maternidade também a todos os cristãos e eu me atrevo afirmar, a todos os filhos de Deus. De fato, como Mãe do Salvador e também mãe adotiva de todos os salvandos. Respeitamos, quem pensa de modo diferente, pois nós temos nossa tradição, que procede dos apóstolos. Devemos manter nossa fidelidade a Igreja nascente e hodierna também.
Cristo é o Senhor da Paz, e em sua evangelização, sempre apresentou a necessidade da paz, para seus discípulos. Infelizmente, o mundo atual é belicoso, agressivo e fazedor de guerras: mata. Precisamos de paz. Que Maria nos ajude a tê-la no ano entrante de 2026. Repito então: Felicidades e paz a todos no ano novo.


