Solenidade da Anunciação do Senhor: (Lc 1, 26-38).

    Texto Referencial: Um anjo, porém, acrescentou: “Não temas Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberas no teu seio e darás à luz um filho, e o chamaras com o nome de Jesus”.  (Lc 1, 30-32)

    • – A anunciação do Senhor era antes festividade de cunho decididamente mariano. Hoje é mais cristológico: frisa-se mais o anunciado: o Messias, o Salvador. Ele é o centro do mistério salvífico e de toda a história. Ele foi prometido, então anunciado e hoje, álias eternamente conosco. Por isso, afirmo eu devemos tornarmos cristocentricamente trinitários. Deus Pai enviou seu Filho e Maria O acolheu em seu seio, por obra e graça do Espírito Santo. Somos por isso muito gratos ao Pai (Aba), felizes com o Verbo Encarnado, junto de nós e também agradecidos ao Espírito Santo, nosso pedagogo no discipulado de Cristo.
    • – Maria é excelsa, pois o Senhor está com Ela afirmou o anjo Gabriel. Ela é imaculada: o Santíssimo não poderia proceder de alguém maculado. É a mãe do Verbo feito homem. A Santíssima Trindade, desde todo sempre, a escolheu e qualificou para esta missão. Por isso a Igreja a honra tanto e o povo católico a ama e venera. Temos um só redentor Jesus Cristo. Ele quis fazer a experiência de tornar-se homem, para que nós pudéssemos fazer a experiencia de tornar-nos filhos de Deus: chamados a sermos santos.
    • – Maria disse sim ao anjo. Assumiu sua missão com fé amor e suma dedicação. E nós hoje? Ela colaborou de corpo, alma e coração com Deus. Deu-nos o exemplo. Como a imitamos? Não basta construirmos belos santuários para Ela: Lourdes, Aparecida, Fátima, Guadalupe. É preciso assumirmos nossa missão, a exemplo da grande mãe, Maria, pois nos tornamos templos da Santíssima Trindade. É preciso saber repetir, hoje: “Faça em mim (em nós!) a tua Palavra” (Lc 1,38). Não basta Cristo ter nascido outrora, e hoje não for acolhido, amado, imitado e servido. Se não colaborarmos na construção do Reino de Deus, do qual Jesus Cristo tanto falou neste mundo, hoje tão laicizado e às vezes, até hostil, não seremos fiéis no exercício de nossa missão. Obrigado Salvador nosso, por terdes vindo ao nosso encontro. Obrigado, Mãe, Maria.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here