Simpósio na República Democrática do Congo sobre a familia

Como defender e promover os valores da família na sociedade de hoje? De que modo envolver os cidadãos na luta contra as ideias ou as acções que desestabilizam o matrimónio e a família? A estas questões procurará responder o simpósio que se terá em Kinshasa, na República Democrática do Congo, de amanhã 22 até ao dia 25 deste mês, para marcar os 30 anos da Comunidade Família Cristã, organização empenhada na defesa e promoção da Família.

Patrocinada pela Conferência Episcopal do Congo (CENCO) e organizado em colaboração com a faculdade de Direito e Ciências Políticas da Universidade Católica do Congo, o simpósio terá por tema “A problemática dos Valores da Família na Sociedade Congolesa”.

O encontro porá em evidencia a miséria em que vive a maior parte dos congoleses e que torna os pais, de modo particular, incapazes de assumir as próprias responsabilidades familiares e de transmitir uma verdadeira educação aos filhos.

A Comunidade Família Cristã pretende analisar a actual crise social, que gera falsos valores, facto que está na base de muitas separações conjugais. Por isso proporá três eixos de reflexão: “Família como lugar primordial de educação aos valores humanos e cristãos”, “práticas destrutivas dos valores familiares”, “defesa e promoção dos valores da família”.

Deslocar-se-á do Vaticano, para tomar parte no simpósio D. Jean Laffitte, Secretário do Conselho Pontifício para a Família. Apresentará uma comunicação sobre “Valores familiares e situação da família hoje”.

O encontro que se desenrolará no Ministério dos Negócios Estrangeiros prosseguirá no dia 25 no anfiteatro da Universidade Católica do Congo e serão encerrados no velódromo de Kintambo.

Por ocasião do seu trigésimo aniversário, a referida Comunidade Família Cristã lançou um apelo a todas as associações familiares da RDC a encontrarem-se a fim de dar vida a uma grande federação.

 

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano