Significado do Tempo do Advento

    Texto bíblico: “Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José, e antes de viverem, juntos Ela ficou gravida por obra do Espírito Santo” (Mt 1,18).

    1º. Advento significa visita, vinda. De quem? Para nós, cristãos, do Mediador e Salvador: Jesus Cristo. Se presidentes e personagens importantes da história, devem ser recebidos, com festividades e preparações condignas, quanto mais Jesus Cristo, o vencedor dos vencedores. 1.1 Portanto, para nós, é o tempo de preparação para o Natal, ou seja, do nascimento de Jesus Cristo, acontecido, há dois mil anos atrás. No entanto, Ele é o personagem de hoje, ontem, amanhã e de sempre, no entanto, sua mensagem, infelizmente, é ainda muito, conhecida, em nossos dias, onde, às vezes, há pessoas, que lhe são até adversas (Verbi Gratia: políticos e pensadores). Por isso, não deve Ele ser apenas, celebrado nas Igrejas, mas anunciado também à sociedade, à mídia e ao mundo da cultura.

    2º. Preparação religiosa e cristã do Natal. Os pagãos celebravam a grande festa do “Deus Sol” no dia 25 de dezembro, ao menos em Roma. Nós, não sabemos bem, quando Jesus nasceu. Não havia, naquele tempo, mentalidade histórico-científica, como hoje. Mas é certo, e muito certo, que Ele existiu. Não somente, os 4 Evangelhos o afirmam, mas também, a história profana. Posso elencar nomes como: Flávio Josefo (“Antiguidades Judaicas”), Plínio o Moço, Públio Lêntulo (este faz até pequena descrição do homem Jesus, ao qual cristãos cantavam hinos, como a um Deus… (cf carta dirigida ao Imperador Trajano). São todos pagãos, que tiveram conhecimento de Jesus. Chegam até a mencionar, outrossim a figura de João Batista.

    3º. Necessidade da recuperação do sentido cristão, das solenidades do advento e Natal. 3.1 Os cristãos cristianizaram as festas pagãs, de então. Hoje o fenômeno se inverteu. A mídia e a vida paganizante hodierna, querem paganizar as solenidades cristãs. De fato, fazem-se festas com panetone e espumante, mas esquecem o festejado: Cristo. O advento não é só tempo, de enfeitar casas, ruas e cidades. Ademais “Papai Noel” anda solto… Em vez de cantar “Noite Feliz”, soltam-se fogos e rojões, etc… Os negociantes gostam de logo fazer cálculos e previsões, pensando em seus lucros, estipulados em 8, 10 e até 15%. Estão lucrando em cima de Cristo… De quem é a culpa? Perguntar não ofende… 3.2 Não é negado aos cristãos de festejar. É até justo. É preciso, porém, e urgentemente, retornar ao autêntico sentido do advento (Natal e Páscoa).

    4º. Como? 3.1 Pela leitura e meditação da palavra de Deus. 4.2 Orar mais, reunindo, quando possível, a família. 4.3 Valorizar mais a dimensão cristã do advento. 4.4 Redescobrir o verdadeiro sentido do domingo. 4.5 Visitar doentes e necessitados, ajudando-os.

    5º. Não basta ter Cristo nascido, há dois mil anos: ter até, com seu nascimento, mudado a leitura da história, em antes e depois de Cristo. Hoje, já se propõem novos tempos: a era de aquário e não mais de peixe. Sugere-se, até uma grande reviravolta: A New Age. Basta analisar seus muitos símbolos. Ademais, já em dez países, a leitura da Bíblia é proibida.

    6º. Conclusão. Outrora anjos cantaram: paz aos homens de boa vontade. Havia então, muita pobreza: basta analisar, onde Jesus nasceu. Acrescentou-se depois o “Noite Feliz”. Quanta saudade deste tempo. Como está o Natal hoje no mundo? É fácil sabê-lo. É só analisar o conteúdo, de nossos meios de comunicação.

     

    + Dom Carmo João Rhoden – SCJ

    Bispo Emérito de Taubaté –SP

    Presidente da Pró Saúde.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here