Sermão das Dores de Nossa Senhora

    “E quanto a ti, uma espada de dor te traspassará a tua alma” (Lc 2, 33-35)

    Dentro da Semana Santa, acontecem diversas celebrações importantes e que impactam a nossa vida de fé. Dentre todas as celebrações de liturgias que se celebra, está o Sermão das Sete Dores de Nossa Senhora. Caminhemos com Maria, na Via Crucis, rumo ao calvário, para com Cristo ressuscitarmos, porque Ele é a Vida Plena!

    A Semana Santa inicia com o Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa. Devemos fazer o esforço de participar de toda a semana, pois só existe uma semana santa no ano, é a semana maior em que rememoramos a paixão, morte e ressurreição do Senhor. A liturgia da Igreja é de uma riqueza muito grande e a cada celebração aprendemos bastante e alimentamos a nossa fé.

    Nossa Senhora recebe o título de das “Dores”, devido à profecia que o profeta Simeão disse a ela quando a Sagrada Família foi ao templo apresentar o menino Jesus. Ele disse: “E quanto a ti, uma espada de dor te traspassará a tua alma” (Lc 2, 33-35). A exemplo de tantos outros títulos que Nossa Senhora recebe onde ela aparece, esse título das Dores foi dado a Ela por Simeão e depois essa profecia de Simeão se concretiza na vida de Nossa Senhora ao ver o seu filho morrer na cruz.

    Nossa Senhora não se desespera diante da morte de Jesus, apesar da dor que a aflige. Ela pede forças a Deus e se conforma com a vontade do Senhor para a sua vida. Peçamos a Nossa Senhora que reconforte todas as mães que perdem os seus filhos precocemente. Que nunca lhes falte o dom da fé. Nossa Senhora ensina a rezar diante do sofrimento e seguir em frente, sempre confiando em Deus.

    Nossa Senhora das Dores também é lembrada por outros títulos semelhantes, como por exemplo: Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Agonia e Nossa Senhora das Lágrimas. Todos esses títulos remetem ao período da Semana Santa que estamos celebrando, desde o momento da condenação e prisão de Jesus, até a sua morte de cruz.

    Desses títulos de Nossa Senhora das Dores, o mais conhecido entre nós é Nossa Senhora da Piedade. A imagem de Nossa Senhora da Piedade é ela segurando em seus braços o seu filho, após sofrer o flagelo da cruz. Nesse momento, podemos recordar de tantas mães que, infelizmente, carregam os seus filhos nos braços após serem mortos, seja por motivo de violência, drogas ou doença. Que essas mães tenham a força que Maria teve e sejam iluminadas pelo Espírito Santo e que Deus as conforte na fé.

    Do alto da cruz, Jesus entrega Nossa Senhora como Mãe de todos os viventes ao confiar ela a João. Nossa Senhora também é Mãe da Igreja, a partir do momento em que Jesus confia João a Ela. Ela foi a primeira discípula e a primeira cristã, pois estava com os discípulos quando Jesus apareceu e soprou sobre todos o Espírito Santo e ela sai em missão com os discípulos. Por isso, Nossa Senhora nos acompanha em todos os momentos de nossa vida e devemos pedir a sua intercessão nos momentos difíceis e serenidade diante da dor.

    O dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado em 15 de setembro, mas durante a Semana Santa, em especial, lembramos do que Nossa Senhora passou ao ver o seu Filho sendo condenado e morto. Nossa Senhora nos ensina a seguir adiante, a tomar a nossa Cruz do dia a dia e anunciar o Reino de Deus, mesmo em meio às dificuldades. Apesar dos momentos difíceis que passamos, temos que erguer nossa cabeça, virar a página e seguir em frente. É necessário passar pelo calvário para chegar à glória da ressurreição.

    Um dos momentos marcantes da vida de Nossa Senhora e que remete a Semana Santa é quando Nossa Senhora encontra com Jesus no caminho do calvário. Ela chora e tenta enxugar o rosto ferido de Jesus. Ele diz a Nossa Senhora: “Não choreis por mim, chorei por vós mesmas e por vossos filhos”.  Nesse momento, há uma troca de olhares entre mãe e filho, Maria observa a maldade que estão fazendo contra o seu Filho. Maria sentia uma dor profunda ao ver o quanto estavam fazendo o seu Filho sofrer. Com certeza, ela elevou preces a Deus para que tudo aquilo acabasse.

    Lembremos nesse momento de tantas mães que sofrem ao verem o sofrimento de seus filhos e de tantas mães que tem que reconhecer o corpo de seus filhos no IML (Instituto Médico Legal), mortos precocemente. Que essas mães encontrem o consolo em Deus, através da oração.

    Elevemos uma prece a Deus nesse momento pelas jovens que desejam ser mães. Saibam que a maternidade é uma grande graça de Deus, mas fiquem cientes que para serem mães é necessário discernimento e amadurecimento e que não será somente “flores”, mas terá momentos dolorosos como aconteceu com Nossa Senhora. Que todas as mães se inspirem em Maria e estejam prontas para aquilo que Deus lhes preparar.

    Grande foi a dor de Nossa Senhora, mas muito maior foi a sua alegria. Nossa Senhora tinha a certeza de que um dia reencontraria o seu Filho na eternidade e viveria para sempre ao lado dele. Ao Jesus entregar João aos seus cuidados, era como se Maria tivesse recebido o seu próprio filho e ela pôde ficar em paz.

    Que do céu, Nossa Senhora das Dores interceda por cada um de nós e que ela nos console em nossas dores e sofrimentos. Maria está no céu contemplando o seu Filho Jesus, da mesma forma que ela o contemplou aqui na terra. Do céu, Ela pede que o Filho interceda por seus “filhos” e os guie no caminho do bem.

    Peçamos a Virgem das Dores que alivie o nosso coração e o coração de todos aqueles que sofrem. Imaginemos que o sofrimento é passageiro, muito maior será a alegria que teremos. Passemos pelo calvário, mas cheguemos com fé à alegria da ressurreição. Construamos aqui na terra o Reino de Deus e que possamos almejar e vivenciar esse Reino de Deus no céu. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here