Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

    “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1,17)

    Na semana que antecede a solenidade de Pentecostes, sempre acontece, no hemisfério sul, a “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”. Esse ano, será de 20 a 27 de maio. Acredita-se que por meio da ação do Espírito Santo todos se tornam um só em Deus, pois existe somente um Deus que deve unir a todos, não existem vários deuses. Jesus, antes de voltar ao Pai, sopra sobre os discípulos o Espírito Santo e os envia para anunciarem o Reino Deus; todos deveriam falar a mesma língua e anunciar o mesmo Deus.

    Antes de Jesus, a religião que existia era o judaísmo e, a partir de Pentecostes, nasce o cristianismo, ou seja, tratava-se daqueles que seguiam tudo aquilo que Jesus ensinou e, com a força do Espírito Santo, anunciavam o Reino de Deus e incentivavam as pessoas a abraçarem a fé em Cristo. A partir do século IV, o cristianismo se torna a religião oficial do império e passa a ser conhecida como católica, ou seja, a Igreja Católica passa a ser conhecida como “universal”, que é uma das notas da Igreja, ou seja, ela está presente no mundo inteiro.

    A partir do século XVI, acontece a reforma protestante que foi um movimento liderado por Martinho Lutero, que era um monge agostiniano lemão, que por meio de 95 teses, fez várias críticas à Igreja Católica e ao papa. Diante desse cenário, nasce o protestantismo e, depois, as igrejas históricas ligadas ao protestantismo e, tempos depois, foram surgindo as igrejas neopentecostais e evangélicas como temos hoje.

    Este breve histórico para dizer que Deus é um só e ninguém deve brigar por causa de religião, pois a religião nos liga com o divino e Deus quer que seus filhos vivam unidos e em comunhão. O termo religião vem do latim e significa “re-ligare”, ou seja, a religião é a maneira pela qual os fiéis se ligam a Deus. Por isso, sempre na semana que antecede Pentecostes, acontece a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, para que todos possam se unir em oração por um único objetivo, pedir a paz e a união entre os povos.

    A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida pelo Conselho das Igrejas cristãs (CONIC), com o apoio da Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese. O tema escolhido para a Semana de Oração desse ano é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1,17). Todo aquele que se diz “cristão” deve procurar fazer o bem e a justiça e não o mal, pois Cristo ensinou justamente o caminho do bem e do amor. Como disse desde o início, todas as religiões cristãs têm a raiz no Verbo Eterno.

    Aqui no hemisfério sul, as igrejas celebram, tradicionalmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período que antecede a solenidade Pentecostes, que foi sugerida pelo movimento fé e ordem, em 1926, que é um momento para a unidade da Igreja. Em contrapartida, no hemisfério norte, o período tradicional para a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é no período de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas por Paul Watson, pois abrangiam o tempo entre as festas de São Pedro e conversão de São Paulo e tinham, portanto, um significado simbólico.

    Como em todos os anos, o CONIC Rio junto com a comissão para o ecumenismo de nossa Arquidiocese prepararam uma programação ao longo dessa semana em diversas igrejas e comunidades, com orações e cultos ecumênicos, rezando juntos pela paz. No dia 20 de maio (sábado), às 9h, haverá o momento de oração na primeira Igreja Batista, em Botafogo. No dia 21 de maio (domingo), às 15h, haverá o momento de oração na Igreja Matriz de São Sebastião, Barra Mansa/RJ. No dia 22 de maio (segunda-feira), às 19h, haverá oração na igreja evangélica Restaurando Vidas, em Jacarezinho. No dia 23 de maio (terça-feira), às 19h, haverá o momento de oração na Igreja da comunidade Coração Novo. No dia 24 de maio (quarta-feira), às 20h, haverá momento de oração na comunidade Bom Pastor. No dia 25 de maio (quinta-feira), às 19h, haverá momento de oração na Igreja Presbiteriana Unida, no Jardim América. No dia 26 de maio (sexta-feira), às 20h, haverá momento de oração no Ministério Betesda (on-line). No dia 27 de maio (sábado), às 20h, haverá Vigília de Pentecostes na Igreja Nossa Senhora Copacabana.

    Todos são convidados a participar desses momentos de oração ao longo dessa semana, rezando pela unidade de todos cristãos. Todos os momentos preparados ao longo dessa semana são importantes, mas destaco a Vigília de Pentecostes, que acontecerá sábado em Copacabana. A Vigília é um momento muito importante que nos prepara para a grande celebração do dia seguinte. Ao longo do ano, somos convidados a participar de três grandes vigílias: Vigília Pascal (que é a mãe de todas as vigílias), Vigília de Pentecostes e Vigília do Natal, além de outras, além das que foram acrescentadas na terceira edição típica do Missal Romano que entra em vigor neste ano no Brasil.

    O tema que inspira a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Cada ano um grupo religioso prepara os textos para a SOUC. Essa região dos EUA é marcada por uma grande quantidade de disparidade racial, destaca-se a que aconteceu em dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. Esse acontecimento ocorrido nos motiva a combater toda forma de racismo e intolerância religiosa. Devemos optar sempre pelo lado da justiça e da caridade, todos têm o direito e o dever de professar a fé. Nos últimos tempos os cristãos tem sido muito perseguidos de tal forma que atualmente o número de mártires é maior que dos primeiros tempos da igreja.

    As pessoas cristãs são chamadas a serem um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade. Que todos sejam um como era o desejo de Jesus e que mesmo na diversidade de religiões, raças e línguas, estejamos unidos pela fé em Cristo e construamos uma sociedade mais justa e fraterna.

    Celebremos com alegria a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e participemos dos momentos celebrativos. Unamo-nos em oração pela paz mundial, pela tolerância religiosa e contra qualquer tipo de preconceito. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here