SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

    “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (Jo 15, 5-9).

    Acontece todos os anos, no hemisfério sul, durante a semana que antecede à festa de Pentecostes, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Esse ano ocorrerá entre os dias 16 a 23 de maio. A cada ano, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem um tema que norteia os trabalhos. O tema desse ano é: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (Jo 15, 5-9).

    A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece, com o mesmo tema, em períodos diferentes nos hemisférios Norte e Sul. No hemisfério Norte, a semana acontece entre os dias 18 e 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois ocorriam durante o tempo de comemoração das festas de São Pedro e São Paulo e, por isso, tinham um significado simbólico.

    Já no hemisfério Sul, onde estamos, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorre na semana de preparação para Pentecostes, conforme foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926, que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja, pois encontramos nesta semana, os apóstolos reunidos com Maria no Cenáculo acolhendo o dom do Espírito Santo, ou seja, uma igreja unida. No Brasil, a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB e o CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil) traduzem os textos internacionais e cooperam para a difusão dos mesmos para as celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Brasil. Em nossa arquidiocese temos a Comissão para o diálogo ecumênico e inter-religioso que junto como Conic Regional organizam a semana e a vigília Ecumênica de Pentecostes.

    Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos rezamos em comunhão com toda a Igreja pedindo ao Espírito Santo, que pela sua luz una todos os cristãos num só coração. Todas as igrejas cristãs rezam pela unidade na diversidade. O amor provém de Deus, que é o Amor. Como nos diz o tema da semana para esse ano, se permanecermos no amor de Deus, produziremos muitos frutos. Esses frutos serão de paz, amor, misericórdia e perdão. As Igrejas cristãs devem dar exemplo de busca de unidade concreta, ter no coração o único objetivo de ser um só através do objetivo maior que nos une, que é o amor.

    A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um momento de agradecer o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que era o desejo do próprio Cristo. “Para que todos sejam um” (Jo 17,21).

    Cada ano os textos para essa semana são elaborados por um grupo especial. Neste ano de 2021, a Comunidade Monástica de Grandchamp foi a responsável por escolher o tema e redigir o texto base para a Semana de Oração. Durante meses, praticamente de um ano para cá, toda a comunidade trabalhou nesse projeto. Como fruto desse trabalho, formou-se um texto prévio que serviu de base para a redação final. A redação final original foi escrita por um grupo internacional que teve o apoio do Pontifico Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas.

    O tema escolhido, “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (Jo 15, 5-9), nos faz refletir sobre a comunhão que brota do amor de Deus. O fruto dessa oração é uma comunhão mais estreita com os irmãos e irmãs em Cristo. Em um mundo que precisa tanto de paz e de cura para diversas doenças, inclusive a pandemia da Covid-19, a melhor cura que podemos oferecer para diversas doenças é o amor. Somente por meio do amor construiremos um mundo melhor e essa cura quem proporciona são as religiões cristãs.

    É por meio do batismo que nascemos para Deus e somos purificados dos nossos pecados e, de igual forma, somos marcados pelo Espírito Santo que conduzirá a nossa vida. A partir do nosso batismo, somos chamados a sair em missão para anunciar o Evangelho e sermos sal na terra e luz no mundo. Assim, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada na semana de Pentecostes, para que o Espírito Santo renove e faça nova todas as coisas e possamos compreender a nossa missão de anunciar o amor de Deus a todas as pessoas, inclusive aquelas que professem um credo diferente do nosso.

    A oração supera todo o ódio e gera a paz, e no mundo atual precisamos de muita oração, para enfrentarmos a tempestade que estamos atravessando com a Covid-19. Por isso, a Semana de Oração propõe que todas as Igrejas cristãs se unam nesse objetivo, se unirem em oração pedindo que a calmaria venha até nós e cesse a tempestade.

    Celebremos com alegria a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, dentro da proposta para o mês de maio, que é um mês voltado para a oração do rosário: peçamos a intercessão da Virgem Maria para que se faça a vontade do seu Filho: que todos sejam um.

    A oração oficial desta semana é a seguinte:

    Amado e misericordioso Deus pai e mãe,

    Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.

    Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

    Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

    Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here