SEMANA DE COMUNICAÇÃO TEVE INÍCIO COM FALA DE ABERTURA DO BISPO DE CAMPO LIMPO, DOM VALDIR JOSÉ DE CASTRO

A primeira atividade da Semana da Comunicação 2023, iniciada no dia 16 de maio, foi marcada por um momento oracional e o lançamento da edição atualizada do documento 99 da CNBB, que é o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.  Na ocasião, o bispo de Campo Limpo e novo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Valdir José de Castro, dirigiu uma fala inicial aos participantes e aos membros do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), que foram os responsáveis pela revisão e atualização do texto.

Dom Valdir de Castro, presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB

Por meio de uma live, que foi ao ar nas redes sociais da CNBB e da Pascom Brasil, dom Valdir saudou os participantes e em sua fala enfatizou seu desejo de caminhar junto aos comunicadores e em consonância com o Papa Francisco que, dentre outras coisas, acredita que a comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão.

“Se esse criar pontes, favorecer o encontro é algo importante dentro da sociedade, é muito mais entre nós comunicadores ligados à Igreja”, disse dom Valdir.

O bispo considerou, ainda, em sua fala que é preciso ser a primeira testemunha que a comunicação de fato existe e para que se possa crescer na unidade, na comunhão e evidentemente na diversidade de ideias, pessoas e de realidades:

“Que possamos caminhar juntos à luz do tema do Dia Mundial das Comunicações e se unir para que entre nós, a partir de nós, possamos nos escutar e entre nós falar com amor para que possamos gerar uma Igreja mais unida na comunicação e a partir dessa unidade entre nós possamos abrir o coração para toda a comunicação que existe na sociedade, nas diversas mídias e, especialmente, no ambiente digital”.

Na sequência, houve o lançamento da edição atualizada do documento 99 da CNBB, que é o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, com a presença dos membros do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), que foram responsáveis pela revisão e atualização do texto. São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Marcus Tullius, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além dos assessores e bispos membros da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

Confira a live na íntegra:

Programação

A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece nesta quinta-feira, 18, a partir de 20h. Será uma roda de conversa sobre a comunicação no magistério do Papa Francisco. A noite também marca o lançamento do livro “Comunicar para humanizar – A comunicação a partir do Papa Francisco”, organizado pelo coordenador-geral da Pascom Brasil e mestrando em Comunicação Social, Marcus Tullius.

A organização foi uma proposta da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, com a participação dos autores dom Joaquim Mol, dom Neri José Tondello, irmã Neusa Santos, Aline Amaro da Silva, Magali Cunha, Janaína Gonçalves, padre Rafael Vieira, Venício de Lima, Alessandro Gomes e Moisés Sbardelotto. Trata-se de uma coletânea das 10 mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, comentadas pelos autores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here