SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO

    Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem” (cf. Br 5,9).

    Neste Segundo Domingo do Advento continuamos a nossa preparação para Segunda Vinda Gloriosa de Jesus Cristo – cerne deste Tempo – e, consequentemente, nos preparar para a recordação do Nascimento de Jesus Cristo, como é realizado no Dia de Natal. Particularmente, o tema principal deste domingo é voltado a missão profética, tendo a conversão das nossas ações como primeiro passo para o encontro com o Senhor e, a posteriori, o engajamento de propagar a missão.

    O Evangelho de Lucas (Lc 3,1-6), apresenta-nos o profeta João Batista, filho de Zacarias, que inicia a preparação do coração dos homens daquele tempo para a chegada do Messias. Afinal, João Batista, “percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: ‘Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus’” (cf. Lc 3,3-6).

    A Primeira Leitura dada do Livro do Profeta Baruc (Br 5,1-9), o autor sagrado nos demonstra as consequências da conversão e da retidão, pois a veste de luto e de aflição será despojada e dada lugar para os adornos de glória do Senhor. “Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem” (cf. Br 5,9).

    E a Segunda Leitura extraída da Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 1,4-6.8-11), Paulo exorta a comunidade de Filipos em permanecerem fiéis no dever do cumprimento do Anúncio do Evangelho, crescendo a sabedoria e o amor na experiência para o discernimento nas ações em suas vidas. “E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus” (cf. Fl 1,10-11).

    Que a preparação para o dia de Cristo, possamos permanecer na Vida em Oração e a Conversão necessária em nossas vidas, através das ações, do discurso e do exemplo do Amor pelo Evangelho. Assim, preparados para Segunda Vinda de Cristo, possamos entoar, jubilosos: “Maravilhas fez com eles o Senhor! Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” (cf. Sl 125,2cd-3).

    Vive entre nós… Aleluia! Nosso Messias… Maranatha!

     

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here