Os secretários executivos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão reunidos na próxima quarta-feira, 14 de julho, para o encontro anual. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro será de forma virtual, por causa da pandemia a covid-19.
A reunião tem como finalidade conhecer a realidade local de cada regional e partilhar experiências. Na pauta, o Sínodo dos Bispos 2023; a Lei Geral Proteção de Dados (LGPD); assuntos de gestão; economia de Francisco e Clara; partilha dos regionais e calendário 2022. Os trabalhos serão coordenados pelo subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, Padre Marcus Barbosa Guimarães.
De acordo com o padre Marcus Barbosa, apesar do encontro ser novamente virtual, terá o mesmo brilho da alegria que brota do serviço fraterno e generoso à vida missionária da Igreja no Brasil.
“O encontro com secretários executivos dos regionais é previsto para acontecer todo ano durante uma semana. Mas já há dois anos reduzimos o encontro para apenas um dia e na modalidade remota por motivo da pandemia. Os secretários e secretárias regionais são, de fato, grandes articuladores para que a missão da CNBB se concretize nas nossas dioceses e regionais.”, destaca o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB.
Essa será a primeira reunião com o recém criado regional Leste 3 da CNBB, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019, aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020 e ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.
O Encontro vai reunir os secretários dos Regionais da CNBB:
- Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima);
- Norte 2 (Amapá e Pará);
- Norte 3 (Tocantins);
- Nordeste 1 (Ceará);
- Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte);
- Nordeste 3 (Bahia e Sergipe);
- Nordeste 4 (Piauí);
- Nordeste 5 (Maranhão);
- Leste 1 (Rio de Janeiro);
- Leste 2 (Minas Gerais);Leste 3 (Espirito Santo);
- Sul 1 (São Paulo);
- Sul 2 (Paraná);
- Sul 3 (Rio Grande do Sul);
- Sul 4 (Santa Catarina);
- Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás);
- Oeste 1 (Mato Grosso do Sul);
- Oeste 2 (Mato Grosso);
- Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia)