Obra ajuda a intensificar a oração no período quaresmal

Ao iniciar este novo tempo litúrgico, a Quaresma, a Igreja convida a todos a refletir sobre a renovação de atitudes e pensamentos, voltando o olhar para o cerne da fé: o grande Mistério da morte e Ressurreição de Cristo. Tal período instiga, para o alcance da conversão, uma rotina de oração, jejum, silêncio, para vivenciar com intensidade a prévia preparação para a Páscoa.

Para intensificar a oração neste período, seja ela pessoal ou comunitária, a Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB, apresenta a obra: “A Oração. O respiro da vida nova”. O livro é um volume de reflexões, citações e discursos catequéticos do Papa Francisco sobre a oração cristã.

A introdução ao texto, redigida pelo Patriarca de Moscou, Kirill, mostra a profunda sintonia entre os católicos e ortodoxos na vivência da dimensão cristã do encontro com o Senhor; pois, de acordo com ele, pela comunhão com o Espírito Santo, mesmo quando se reza no segredo do próprio quarto, na realidade se reza com toda a igreja e o mundo inteiro.

Nas partes subsequentes, definindo a essência da oração, o Papa Francisco afirma que é, essencialmente, diálogo, relação pessoal com Deus. “E o homem foi criado como ser em relação pessoal com Deus que chega à sua plena realização somente no encontro com o seu Criador”.

O Papa ressalta, ainda, que na oração do Pai Nosso, a nós ensinada por Jesus, não é usado o pronome eu, porque cada um de nós apresenta essa oração ao nosso Pai Celestial em nome da humanidade inteira.

Em suas reflexões, Francisco sublinha outro aspecto importante da oração autêntica. Ele diz que a oração é um trabalho que nos pede vontade, perseverança, determinação. Ainda de acordo com ele, a oração muda a realidade (…) ou muda as coisas ou muda os nossos corações.

Dividida em cinco capítulos, a obra apresenta ainda o papel e o “lugar” da oração na vida cristã, “que é a nova vida que o Espírito Santo nos deu no Batismo, que em Jesus nos tornou verdadeiros filhos do Pai”, segundo o Papa Francisco.

A publicação está disponível para compra em: https://www.edicoescnbb.com.br/produto/a-oracao-o-respiro-da-vida-nova-71458

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here